dc.description.abstract | O presente trabalho propõe um exame crítico do projeto no ensino de arquitetura, por meio da problematização das diversas situações que o atravessam hoje, ligadas tanto a questões mais particulares no campo da arquitetura, quanto a suas indissociáveis interrelações com o contexto mais amplo da modernidade. A partir das reflexões de Cássio Hissa, Milton Santos e Boaventura de Sousa Santos, questões referentes à constituição da ciência moderna são abordadas, especificamente as relacionadas à caracterização do conhecimento científico, seus procedimentos e operações constitutivos. Em seguida, a situação do projeto na arquitetura é colocada como marco privilegiado de sua institucionalização; sob a ótica de Pierre Bourdieu, caminha-se para o entendimento das práticas sociais na academia, legitimadas que são pelo saber não só especializado mas também afastado de outros campos de conhecimento. A partir daí, são analisadas as implicações, para o ensino da arquitetura, da consideração das informações próprias do lugar de modo a se investigar a maneira com a qual se relacionam com a materialidade dos espaços. Como resposta, o Diagrama Processual comparece como instrumento tanto de representação e leitura das informações sobre o lugar quanto de reflexão e criação de espaços para o lugar. Pretende-se assim vislumbrar as potencialidades do projeto como investigação crítica e constante da arquitetura, passível de contribuir para a construção de um saber atuante em uma necessária transformação do mundo. | pt_BR |