Show simple item record

dc.contributor.authorBarbosa, Rinaldo
dc.contributor.authorManenti, Leandro
dc.date.accessioned2021-08-04T01:41:46Z
dc.date.available2021-08-04T01:41:46Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/605
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractO presente texto se propõe a refletir sobre o processo de ensino/aprendizagem em arquitetura, mais especificamente sobre o papel da história na formação do arquiteto. A partir do estudo da vida e obra do arquiteto renascentista Andrea Palladio, propõe-se que o ensino de história da arquitetura deve ser abordado pela ótica do projeto arquitetônico. A História, abordada sob esta ótica, desempenha um papel fundamental na construção do pensamento arquitetônico, indo além do acúmulo de informações contextuais e históricas, para constituir repertório projetual. O projeto na história, assim como a discussão sobre o fazer do arquiteto através dos textos e tratados são elementos atuais de compreensão da prática projetual. Saber extrair da história as lições de prática e fundamentos da arquitetura são conhecimentos essenciais para a habilidade de projetar e seu ensino. Buscando a análise das villas palladianas sob uma ótica contemporânea, o trabalho propõe-se a reconstruir os projetos utilizando como ferramenta a computação gráfica, possibilitando assim a extração, análise e interpretação das operações compositivas e dos elementos básicos dos projetos. Alem destes, busca-se a relação teórica contida no tratado, “Os Quatro Livros de Arquitetura”, escrito com o intuito de ser um catálogo sistemático, no qual Palladio apresenta suas obras como referenciais da teoria proposta. Explorando as villas de Palladio se busca estabelecer um olhar diferenciado para o que foi uma das maiores contribuições dele para a história, o projeto residencial e sua abordagem sistemática. No trabalho, explorar se refere ao sentido de decompor e recompor os projetos a fim de evidenciar as variáveis e constantes neste processo pelo qual o pensamento arquitetônico de composição atravessa. Explorar e desconstruir é, portanto, analisar, através de um olhar contemporâneo, a história da arquitetura como aprendizado de projeto.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleExplorando as Villas de Palladio: a Pesquisa Histórica como Investigação Projetualpt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record