dc.description.abstract | O presente texto se propõe a refletir sobre o processo de ensino/aprendizagem em arquitetura, mais especificamente sobre o papel da história na formação do arquiteto. A partir do estudo da vida e obra do arquiteto renascentista Andrea Palladio, propõe-se que o ensino de história da arquitetura deve ser abordado pela ótica do projeto arquitetônico. A História, abordada sob esta ótica, desempenha um papel fundamental na construção do pensamento arquitetônico, indo além do acúmulo de informações contextuais e históricas, para constituir repertório projetual. O projeto na história, assim como a discussão sobre o fazer do arquiteto através dos textos e tratados são elementos atuais de compreensão da prática projetual. Saber extrair da história as lições de prática e fundamentos da arquitetura são conhecimentos essenciais para a habilidade de projetar e seu ensino. Buscando a análise das villas palladianas sob uma ótica contemporânea, o trabalho propõe-se a reconstruir os projetos utilizando como ferramenta a computação gráfica, possibilitando assim a extração, análise e interpretação das operações compositivas e dos elementos básicos dos projetos. Alem destes, busca-se a relação teórica contida no tratado, “Os Quatro Livros de Arquitetura”, escrito com o intuito de ser um catálogo sistemático, no qual Palladio apresenta suas obras como referenciais da teoria proposta. Explorando as villas de Palladio se busca estabelecer um olhar diferenciado para o que foi uma das maiores contribuições dele para a história, o projeto residencial e sua abordagem sistemática. No trabalho, explorar se refere ao sentido de decompor e recompor os projetos a fim de evidenciar as variáveis e constantes neste processo pelo qual o pensamento arquitetônico de composição atravessa. Explorar e desconstruir é, portanto, analisar, através de um olhar contemporâneo, a história da arquitetura como aprendizado de projeto. | pt_BR |