dc.description.abstract | Apresenta-se uma metodologia para ensino de projeto urbano que tenciona responder à seguinte problemática: as propostas projetuais dos alunos distanciavam-se dos referenciais estudados e da realidade observada nos exercícios de leitura urbana. Como convencê-los de que as atividades de apreensão espacial e de diagnóstico em campo não eram etapas teóricas inertes, desconectadas da intervenção? A partir daí, tomaram-se como base autores como Del Rio, Jacobs, Lynch, Lamas, Cullen, Ferrara, Jacques, Kohlsdorf, Portas e Gehl, para planejar atividades que garantissem o elo entre o processo investigativo e a ação projetual. Os estágios da metodologia elaborada são apresentados e discutidos seqüencialmente: debate sobre questões urbanas contemporâneas; aplicação das técnicas de leitura urbana classificadas por Vicente Del Rio (1990) e das reflexões de Jacobs (2001) à realidade estudada (bairros da Grande João Pessoa); identificação das potencialidades e problemáticas locais; classificação dos elementos urbanos por ações prioritárias; associação do Estatuto da Cidade ao contexto investigado; escolha de linhas de atuação na área; estudo de projetos correlatos; e desenvolvimento do exercício projetual. O esforço para cobrir lacunas entre a investigação e o projeto decompôs o processo projetual que, parcelado, ficou mais claro para o aluno. A investigação participa de todas as fases, levando a uma cognição contínua. As respostas estão sempre sendo (re)elaboradas, a partir de reflexões críticas constantes, evitando-se decisões aleatórias. O projeto apresenta-se como uma ação cíclica, envolvendo investigação, reflexão e solução, fruto de uma nova leitura do espaço urbano. Assim, este artigo é pertinente ao tema Projeto como Investigação - eixo Proposição, do PROJETAR 2009, por apresentar uma metodologia de ensino para intervenção urbana que contribui para o pensar o ato de projetar, entendendo como um processo tanto o ensino de projeto quanto a ação projetual. | pt_BR |