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dc.contributor.authorCañellas, Kátia
dc.contributor.authorEspíndola, Marcia
dc.contributor.authorMadalozzo, Sheila
dc.date.accessioned2021-08-04T01:32:35Z
dc.date.available2021-08-04T01:32:35Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/588
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo analisa as experiências práticas realizadas na disciplina de Atelier e Maquetaria II que acontece no segundo semestre da graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade X e oferece apoio ferramental aos Projetos Arquitetônicos no que tange a criação, o desenvolvimento e a experimentação de conceitos básicos de percepção da forma e do espaço, imprescindíveis na concepção plástica e conceitual de projeto. Espontaneamente, o espaço se experimenta como o dom que precede aos objetos inseridos nele, como o meio em que toda a coisa assume seu lugar. Sem oferecer nosso respeito à maneira espontânea e universal de observar o mundo, não poderíamos esperar entender a natureza da arquitetura como uma distribuição de edifícios situados em um espaço dado e contínuo. O desenvolvimento da disciplina compreende três etapas principais: biônica arquitetônica, composição de sólidos volumétricos e relações espaciais a partir de planos. Entre os objetivos dessas ações está: desenvolver a capacidade de criação de formas de grande componibilidade a partir de elementos formais e visuais diversos; e ampliar a percepção das relações e interações entre a estrutura básica, o volume do objeto na composição e os espaços resultantes. Por meio destas práticas, o discente vivencia conceitos como abstração e síntese formal, espaço, ordem, equilíbrio, proporção, ritmo e mobilidade, de uma forma lúdica e empírica. Com esses conhecimentos, torna-se possível, a análise de um objeto arquitetônico do ponto de vista formal para compreender a unidade do todo, isto é, analisar as partes como elementos volumétricos/massas, espaço e superfície, bem como as suas relações em sistemas tridimensionais. Nesse artigo são relatados exemplos de exercícios práticos desenvolvidos na disciplina e analisados seus posteriores desdobramentos. Os resultados apontam uma familiaridade e domínio desses conteúdos que afloram espontaneamente na prática do projeto.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectConceitopt_BR
dc.subjectFormapt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.titleA Contribuição de Exercícios Práticos na Construção de Conceitos Formais e Espaciais como Base para a Concepção Plástica e Conceitual de Projeto Arquitetônicopt_BR
dc.typeArticlept_BR


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