dc.description.abstract | O presente trabalho discute as interfaces entre as técnicas construtivas e o projeto arquitetônico do ponto de vista das relações entre projeto, ensino e aprendizagem e prática projetual, por meio de uma proposta – HABITÁCULO – de um pequeno módulo habitacional em madeira, feita por um grupo de estudantes de arquitetura e professores pesquisadores. As técnicas construtivas escolhidas visaram aplicar conceitos de racionalização e construção a seco. A chamada construção a seco pressupõe uma montagem sistêmica e criteriosa de peças ordenadas, bem como ausência de sobras e desperdícios comuns nas construções em concreto. O grupo desenvolveu estudos com base em uma revisão da literatura acerca dos sistemas log, o sistema plataforma, o sistema em vigas e pilares, associações entre estrutura e vedação. Desenvolveu uma série de investigações projetuais aplicando o uso de esboços e croquis, modelos físicos e digitais como forma de experimentação no processo de projeto. Os modelos permitiram diferentes organizações da geometria estrutural, inclusive a visão de problemas inerentes a organização do espaço e a durabilidade do material. O processo de projeto do Habitáculo significou um surpreendente exercício de ensino e aprendizagem, com ênfase profissional e o estabelecimento de um inovador laboratório experimental. Desde o entendimento das solicitações programáticas da pesquisa até as indefinições de uma liberdade criativa ilimitada, o projeto foi enriquecido por ações investigativas. O exercício demonstrou o potencial das ferramentas de pesquisa e experimentação no processo de projeto. O processo continuado – investigação, conceituação, discussões e proposta arquitetônica – integrando e alternando sistematicamente teoria e prática, propiciou o rebatimento na aprendizagem e formação dos futuros profissionais. | pt_BR |