dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é analisar os resultados da abordagem didática por situações problemas para “ensinar projeto” na disciplina de Desenho Técnico do curso de Engenharia, Habilitação em Produção e Sistemas, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus, Bahia. Para esta disciplina percebe-se a resistência dos estudantes em reconhecer a importância de se expressar graficamente, de dominar as técnicas do desenho e de projetar no sentido de tornar algo exeqüível dentro do conjunto de conhecimentos inerentes à sua formação profissional. Na busca de “despertar” e motivar o estudante, a cada novo semestre letivo propõem-se uma intervenção no espaço relacionado à temática selecionada. O objetivo de elaborar um projeto de apropriação e uso do espaço, tendo como pano de fundo os fazeres do Engenheiro de Produção, é projetar pensando o espaço como elemento auxiliar no fazer consumir, fazer produzir e fazer lazer, em síntese, projetar o espaço como elemento que pode contribuir com a eficiência e a eficácia dos mais diversos “fazeres” humanos. A partir deste projeto o envolvimento dos alunos com a disciplina aumenta, o que fica claro com os resultados obtidos. Nas avaliações quantitativas da disciplina, a média geral alcançadas pelas turmas gira em torno de 8,6; nas atividades de conteúdos gerais e introdutórios a média das três primeiras avaliações fica em torno de 8,2; porém nas atividades que envolvem o projeto de intervenção espacial, que são desenvolvidas nas duas últimas avaliações, a média sobe para 9,1. Esse resultado ratifica a avaliação qualitativa, elaborada em sala pela professora e aponta que, trabalhar situações problemas na prática didática para desenvolver as competências necessárias às futuras atuações profissionais tende a ser uma técnica eficiente em termos de aprendizado. | pt_BR |