dc.description.abstract | A arquitetura não apenas acompanha o processo de evolução da humanidade, como exprime de forma significativa os aspectos inerentes à cultura de cada civilização. A dinâmica dos processos sociais e produtivos tem conduzido a uma maior complexidade de demandas por abrigo de funções, acarretando a produção de edificações cada vez mais complexas, exigindo do profissional arquiteto um conhecimento cada vez mais amplo, capacitando-o a interagir com os diversos outros profissionais envolvidos no processo de execução de seus projetos. Dentre os muitos aspectos inerentes a edificação que precisam ser conhecidos pelo arquiteto, um dos que têm adquirido maior relevância é a qualidade do ar interno, cujos conceitos precisam ser inseridos explicitamente nos currículos dos cursos de arquitetura. No Brasil, este tema praticamente inexiste nas escolas de arquitetura, tanto na graduação quanto nos cursos de pós-graduação. Este artigo objetiva contribuir para a discussão sobre a necessidade de inserir a QAI na rotina dos cursos de graduação em arquitetura, em adição aos estudos já existentes sobre conforto ambiental e sustentabilidade. Para tanto se apresenta uma revisão bibliográfica, além de alguns aspectos primordiais sobre o tema, com o intuito de mostrar a importância de se criar, entre os profissionais de arquitetura, uma consciência do problema e dos meios para solucioná-lo, ainda durante a concepção do objeto arquitetônico. | pt_BR |