dc.description.abstract | Este ensaio tem como ponto de partida uma casa: a residência Acayaba (1997), situada em Tijucopava, Guarujá, SP, cujo projeto é de autoria do arquiteto Marcos Acayaba. O propósito deste estudo é posicionar esta obra em particular no debate da arquitetura contemporânea, rastreando alguns raciocínios operativos nela presentes: tanto aqueles manifestados como poética de seu autor quanto aqueles outros decorrentes do engajamento consciente numa cultura arquitetônica de tradição. Inicialmente, discutem-se os aspectos de um fazer arquitetônico pautado naquilo que se define como poética da construção; um fazer de relevância no cenário brasileiro e no qual se inserem as casas de madeira de Acayaba. Num segundo momento, procura-se confrontar estas casas diante de uma de suas referências mais imediatas e importantes, a saber: as casas “Usonianas” de Frank LLoyd Wright. Inicialmente identificam-se pontos de contato: a definição de um sistema construtivo, a configuração tectônica e a geometria. Por outro lado, apontam-se afastamentos: o papel da estrutura enquanto linguagem expressiva, as concepções espaciais e as junções ou detalhes construtivos. Esta leitura crítica prossegue estruturada nos seguintes entretítulos: Poéticas do construir: tectônica e modernidade - Casa 3 Acayaba: estereotomia manifestada; Usonian Houses - tipologia americana; Contraponto I - geometria, estrutura e construção; Contraponto II - o sentido do detalhe; Estrutura x Espacialidade. | pt_BR |