Show simple item record

dc.contributor.authorAlmeida, Maristela
dc.date.accessioned2021-08-04T00:32:46Z
dc.date.available2021-08-04T00:32:46Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/551
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractA proposta deste trabalho consiste em apresentar uma experiência de ensino-aprendizagem através da pesquisa, indagando sobre a possibilidade de realizar genuína investigação através do espaço curricular dos trabalhos finais de graduação. Através da exposição das motivações, dos pressupostos, da descrição do processo e da apresentação de alguns resultados decorrentes desta experimentação realizada nos últimos quatro anos – que abarca os três últimos semestres cursados pelos alunos na graduação em arquitetura e urbanismo -, pretende-se examinar a repercussão da pesquisa e da estratégia de ensino/aprendizagem adotada, na prática do projeto. Com a finalidade de impulsionar o estudante a escolher um tema desafiador, do ponto de vista de seus anseios, respeitando suas aptidões, e ainda procurando desenvolver suas habilidades, o trabalho final de curso parece apresentar-se como um momento propício para exercitar a investigação, a capacidade reflexiva, e para evidenciar a necessidade da teoria. No intuito de favorecer a renovação das relações entre ensino, pesquisa e atuação profissional, são introduzidos exercícios de pesquisa que visam orientar o aluno tanto nos meandros da investigação quanto na proposição de uma solução projetual para o tema escolhido, que explore alternativas inovadoras e aplicáveis a contextos semelhantes. Neste sentido, a pesquisa é entendida como pesquisa para teoria do projeto e não somente como pesquisa para o projeto. Os resultados destes exercícios de pesquisa dos alunos, mesmo que possam carecer ainda de validação, expressam um esforço investigativo e cognitivo aplicáveis no trabalho final de curso, e apresentam também facetas generalizáveis no contexto do tema trabalhado. Por outro lado, pretende-se semear a inquietação criativa / conceitual / propositiva, na direção de uma atitude reflexiva e investigativa no exercício profissional. Buscando enfrentar as questões fronteiriças entre ensino, pesquisa e prática na arquitetura, procura-se estimular a transmutação das dificuldades enfrentadas no exercício profissional em oportunidades de renovação da profissão através do exercício da crítica embasada e da proposição criativa.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectProposiçãopt_BR
dc.titleO Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo: Um Espaço para o Projeto como Investigaçãopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record