dc.description.abstract | O ambiente didático deve proporcionar condições não somente de conhecer, mas de apreender esse conhecimento, fazendo com que este se incorpore ao indivíduo como um hábito mais do que como uma etapa a ser vencida e encerrada em cada semestre, como salienta Campomori (2004). Ações integrativas dos saberes em atividades paralelas às disciplinas colaboram de forma significativa para o desenvolvimento de competências fundamentais para a formação profissional (ANASTASIOU, 2003). Buscando atividades que levem a apreensão do conhecimento adquirido em diversas disciplinas, o novo currículo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, implantado a partir do primeiro semestre de 2006, prevê atividades transdisciplinares anuais. Entre tais atividades está a Oficina Transdisciplinar que congrega acadêmicos de todos os semestres letivos na solução de um problema a eles apresentado e proporcionam convivência, interação e integração entre alunos, professores e especialistas convidados. Em suas três edições, a Oficina Transdisciplinar teve como temas o lançamento de idéias para o Centro de Convenções a UFSM (2006), para o resgate da memória coletiva do centro da cidade de Santa Maria (2007) e para o desenvolvimento físico-territorial do Campus da UFSM (2008). Os temas foram escolhidos a partir de demandas reais assumidas pelo curso ou vinculadas ao momento cultural vivenciado pela cidade. O artigo apresenta a estrutura das três oficinas e os resultados didático-pedagógicos alcançados. Através dos resultados atingidos consolida-se a importância deste tipo de atividade didática no fortalecimento dos saberes adquiridos nas disciplinas convencionais, a interação entre acadêmicos e professores de outras áreas de conhecimento e a construção e socialização do conhecimento entre acadêmicos de estágios distintos do curso. | pt_BR |