dc.contributor.author | Mahfuz, Edson | |
dc.date.accessioned | 2021-08-04T00:24:01Z | |
dc.date.available | 2021-08-04T00:24:01Z | |
dc.date.issued | 2009-10-01 | |
dc.identifier.isbn | 978-85-88157-12-5 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/535 | |
dc.description | Artigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando o estado atual do ensino de arquitetura no Brasil, cujo âmbito é definido pelo currículo mínimo estabelecido pelo MEC, o texto trata de definir o papel e a estrutura do ateliê de projeto em uma grade curricular em que geralmente é tratado como mais uma disciplina e não como aquela onde todo o conhecimento arquitetônico é sintetizado. Ao longo do texto são discutidos: a relação do ateliê com o escritório profissional, com as demais disciplinas e o papel da informática no ensino e na prática de projetos. Da mesma forma, são discutidos os requisitos mínimos para o professor de projeto, o tipo de arquitetura que é possível ensinar e o tipo de arquiteto que pretendemos formar. O texto termina com a sugestão de um método baseado na (re)construção dos materiais de projeto acumulados ao longo da história. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | FAU-PPGAU-UPM/SP | pt_BR |
dc.subject | Projeto | pt_BR |
dc.subject | Ateliê | pt_BR |
dc.title | O Ateliê de Projeto como Mini-escola | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |