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dc.contributor.authorRazzuk, María Eugenia
dc.contributor.authorCufré, Pedro David
dc.date.accessioned2021-08-04T00:21:52Z
dc.date.available2021-08-04T00:21:52Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/531
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractA Análise do desenho através da crítica do processo na arquitectura convida à inovação. O método de análise e a prática de operações devem responder à função dinâmica própria do território, do campo e da espacialidad. A crítica é o caminho possível para enfrentar os desafios que se nos apresentam hoje (TEMPORALIDAD). A complejidad deste processo, está dada pelos desafios que apresenta o aula para produzir. Para enfrentar estes desafios, é necessário incorporar a SITUCIONALIDAD. Temos que entender à educação como um processo flexível, não lineal. Dinâmico, em constante movimento, com condições tanto do contexto interno/micro como do contexto externo/macro. Se estes contextos incorporam-se nos processos de ensino, análise e aprendizagem, é muito provável que nos acerquemos a fomentar o desenvolvimento crítico individual, grupal e social dos alunos. As constantes crises e pontos de ruptura em múltiplos âmbitos das últimas décadas do século XX e dos primeiros anos que decorremos do século XXI, manifestaram na sociedade a necessidade de uma mudança de sentido, uma mudança que necessariamente deve se ver manifestado em nossa disciplina. Mas se recordamos a palavra crise, contém implícita a dialética conflito/oportunidade, e deve ser para nós um desafio, uma plataforma de lançamento para novos horizontes de desenvolvimento. É bem como podemos encontrar na inovação uma ferramenta de desenvolvimento para atingir novas instâncias de criação e renovação nos processos de desenho. Desta maneira devemos fazer foco sobre o que a arquiteta Waisman nos propõe como uma das expressões da mudança, o modo de organização do pensamento. Para poder pôr de manifesto estas ferramentas num trabalho concreto elegemos dois casos de ensino/aprendizagem realizados nas Cátedras de Análise Crítica da Arquitectura II e IV da Faculdade de Arquitectura da Universidade Católica de Córdoba.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.titleLa Enseñanza Del Análisis Del Diseño como Herramienta e Instancia En Los Procesos de Proyectación.pt_BR
dc.typeArticlept_BR


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