dc.description.abstract | Este artigo trata da experiência de um grupo de professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do UnirRitter em Porto Alegre ao participar da formulação de uma Plano Pedagógico de Curso de caráter propositivo e inovador e, paralelamente, das experiências e reflexões que a prática do Plano propicia. Num primeiro momento, apresentamos as razões determinadas por nossa atuação como professores das disciplinas de Introdução à Arquitetura 1, 2 e 3, integrantes do Ciclo inicial do curso. Esboçamos nosso problema fundamental que é dar início ao aprendizado profissional trazendo o aluno para uma ambiente de ensino, o ateliê de projetos, que ele via de regra desconhece e que, para que dele se tire proveito, exige uma postura de autonomia na busca do aprendizado. A seguir, apresentamos o contexto institucional em que nossas idéias foram gestadas, para então, sucintamente apresentar os conceitos mais importantes contidos no Plano Pedagógico e suas conseqüências sobre a organização curricular que atualmente se encontra em implantação na FAU UniRitter. Por fim, apresentamos nossa visão sobre o primeiro ciclo, as experiências e procedimentos que elegemos e desenvolvemos para as disciplinas de Introdução de maneira a responder a uma proposta de ensino que toma por base o reconhecimento dos diferentes patamares de conhecimento propostos pela epistemologia genética de Piaget. | pt_BR |