Show simple item record

dc.contributor.authorBortolli Junior, Oreste
dc.contributor.authorNogueira, Maria de Lourdes
dc.date.accessioned2021-08-04T00:17:10Z
dc.date.available2021-08-04T00:17:10Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/523
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractAo falar sobre processo de cognição da Universidade, verifica-se que muitos dos responsáveis por formar arquitetos, incorporaram modelos de transmissão de conhecimentos seculares, presentes na universidade brasileira desde o seu princípio. Este assunto passa por análises em outras áreas do conhecimento, especialmente a Educação, ficando evidente a necessidade do empenho, envolvimento e ação das duas partes: docente e discente. Os modelos adotados na formação da universidade brasileira são três: Jesuítico, Francês e Alemão, sendo que os dois primeiros são os mais notórios no processo de ensino de projeto. Alguns autores afirmam que no Brasil o processo cognitivo é fruto de modelos tradicionais e pioneiros que, além disso, não permeiam uma tessitura (ou rede) nos processos de ensino-aprendizagem. É necessária a integração entre o docente e o estudante para a melhoria do ensino-aprendizagem do projeto arquitetônico, por meio de trocas de experiências e reflexões, e principalmente, quanto à função do professor de projeto e do arquiteto que se pretende formar: não só projetista, mas também pesquisador e crítico de arquitetura. Pautado nestas prerrogativas, o trabalho tem como objetivo estabelecer a discussão sobre a validade e o uso dos modelos cognitivos tradicionais para o ensino de projeto da edificação, a partir da experiência vivenciada e suas constatações.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectRedept_BR
dc.titleEnsino de Projeto no Século 21, Um Vínculo Com os Modelos Conservadores?pt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record