dc.description.abstract | Este trabalho propõe uma explicação a respeito das discordâncias entre acadêmicos sobre o valor dos desenhos. Chama a atenção para o fato de que tais discordâncias ocorrem não apenas entre acadêmicos nas disciplinas tradicionais baseadas no texto, mas também entre acadêmicos em áreas não textuais como a arquitetura. O artigo não aborda a natureza dessas discordâncias propondo, ao invés disso, um referencial para explicar as causas disso. O artigo baseia-se na discussão entre membros de um grupo de pesquisa que estão pesquisando a relacão entre modelos de pesquisa tradicionais e não-tradicionais. A discussão foi estimulada pela análise dos exercícios aplicados em uma disciplina de graduação em arquitetura. No exercício, os estudantes foram instados a expressar seu entendimento de uma tipologia arquitetônica particular (a assim chamada Casa Bandeirista), por meio do desenho. Centenas de desenhos foram recolhidas por um dos membros do grupo ao longo de anos lecionando essa disciplina. No ato de selecionar dentre esse material alguns exemplares para serem usados em uma apresentacão, a discussão iniciou-se em torno do que cada membro do grupo valorizava nos desenhos. | pt_BR |