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dc.contributor.authorDieb, Marília
dc.contributor.authorCosta, Roberta
dc.date.accessioned2021-08-04T00:13:57Z
dc.date.available2021-08-04T00:13:57Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/517
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma reflexão sobre uma experiência de ensino de projeto. Descrito o ambiente acadêmico gerador e palco dessa experiência, nomeada Método Mix, revela-se então o seu processo projetual, que utiliza na construção do pensamento a associação entre o desenho, a elaboração de maquetes físicas de estudo e atendimento a um contexto simulado. A maquete física, geralmente executada como etapa final do projeto, é, nessa experimentação, a base da investigação espacial e construtiva, funcionando como esboço tridimensional, que interage e complementa os desenhos de criação. Construída no ateliê, no decorrer da aula, sob continua monitoração do professor, utilizando materiais os mais diversos, de fácil manipulação, a maquete é o elemento que permite ao aluno melhor refletir sobre sua criação: as questões de ordem legal, técnica e operacional; as interações do espaço interno e com o sítio; a questão estética; a funcionalidade, entre outras. A construção do “monstrinho” – a maquete de estudo - se coloca, então, como parte fundamental do processo de cognição e age como deflagrador do processo criativo. Esse método, apesar de exigir um enorme esforço das partes envolvidas, torna possível a materialização da síntese daquilo que foi apreendido pelo aluno tanto no âmbito do curso como em outras experiências. O resultado estimula e enriquece o diálogo entre alunos e professores; reafirma o ateliê como espaço de debate e troca de informações e experiências; exige o enfrentamento de situações que, mesmo simuladas, se assemelham a reais, instigando a pesquisa e preparando o aluno para atuar com qualidade e ética. Assim, diante dos significativos resultados obtidos no decorrer de quase uma década, uma questão se coloca à reflexão: por que tão rico recurso de investigação e expressão - a maquete física de estudo - é muitas vezes relegado no ensino de projeto, frente à utilização de meios digitais?pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectMaquetept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProcesso de Projetopt_BR
dc.subjectProposiçãopt_BR
dc.titleDesenho, Maquete de Estudo e Contexto Simulado: Recursos no Ensino do Processo de Projetopt_BR
dc.typeArticlept_BR


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