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dc.contributor.authorIvo, Any
dc.date.accessioned2021-08-04T00:11:43Z
dc.date.available2021-08-04T00:11:43Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/513
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho buscará investigar e analisar a relação entre “fazer crítica” e “criar” no processo projetual arquitetônico. Esperamos provocar o debate sobre o ensino de arquitetura que se mantém fragmentado e compartimentado em especificidades dificultando o entendimento do ato de elaborar crítica como ação intrínseca ao ato criativo. Ou seja, buscamos trazer à agenda de discussão a relevância da crítica arquitetônica como meio de aprendizagem, investigação e atuação profissional, já que entendemos a crítica como ação da criação. Visando a ampliação do campo de atuação da crítica, o seu significado merece revisão – o que possibilitará estabelecer os nexos entre crítica e criação, demonstrando que o ato projetual da arquitetura é essencialmente o ato de fazer crítica. Tomando como referencia o texto de Montaner - que associa o ato de fazer crítica ao ato de atribuir valor - e numa outra dimensão o conceito de Crítica Operativa desenvolvido por Tafuri, buscaremos elucidar que a elaboração de uma análise crítica é também ato criativo e projetual: enquanto valoração, construção histórica, formação e legitimação de ideais e valores. Ademais a crítica como criação avança no campo da produção efetiva das obras de arquitetura. Projetar arquitetura - enquanto decisões fundadas em valores - é fazer critica. Todo arquiteto é um crítico da produção arquitetônica e exerce sua atividade fundada em matrizes teóricas adotadas consciente ou inconscientemente. Assim, o ato de criar é o ato de fazer crítica e o processo criativo está intimamente ligado à capacidade crítica do autor. Essas dimensões constitutivas da crítica explicitam as suas esferas coletivas, individuais e éticas, onde o desafio do ensino de arquitetura habita.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.subjectCríticapt_BR
dc.titleCrítica Projetualpt_BR
dc.typeArticlept_BR


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