dc.description.abstract | A investigação epistemológica constitui campo emergente na Teoria do Projeto, implicando a caracterização do projeto arquitetônico como proposição. A eleição deste eixo fundamenta-se em trabalho desenvolvido na pós-graduação e em pesquisa realizada com bolsa do CNPq, voltada para a constituição de um quadro explicativo do contexto epistêmico do projetar, particularmente da prática do projeto em ambiente pedagógico. Este artigo discute o problema da indeterminação inerente à proposição arquitetônica, enunciada a partir de um contexto epistêmico aberto a múltiplas escolhas que conduzem a resultados que não podem ser inteiramente previstos pelo projetista. O caráter incerto da organização do conhecimento arquitetônico no projeto não dispensa, contudo, o rigor crítico. Pelo contrário, exige uma clareza conceitual que se constrói na própria prática projetual, à qual se aplica, nesse sentido, uma lógica argumentativa: não podemos provar a verdade de um projeto, mas podemos argumentar consistentemente a favor de sua plausibilidade. Como corolário, são apontadas repercussões de uma epistemologia do projeto no processo de formação do arquiteto. | pt_BR |