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dc.contributor.authorOliveira, Rogério
dc.date.accessioned2021-08-04T00:10:10Z
dc.date.available2021-08-04T00:10:10Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/510
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractA investigação epistemológica constitui campo emergente na Teoria do Projeto, implicando a caracterização do projeto arquitetônico como proposição. A eleição deste eixo fundamenta-se em trabalho desenvolvido na pós-graduação e em pesquisa realizada com bolsa do CNPq, voltada para a constituição de um quadro explicativo do contexto epistêmico do projetar, particularmente da prática do projeto em ambiente pedagógico. Este artigo discute o problema da indeterminação inerente à proposição arquitetônica, enunciada a partir de um contexto epistêmico aberto a múltiplas escolhas que conduzem a resultados que não podem ser inteiramente previstos pelo projetista. O caráter incerto da organização do conhecimento arquitetônico no projeto não dispensa, contudo, o rigor crítico. Pelo contrário, exige uma clareza conceitual que se constrói na própria prática projetual, à qual se aplica, nesse sentido, uma lógica argumentativa: não podemos provar a verdade de um projeto, mas podemos argumentar consistentemente a favor de sua plausibilidade. Como corolário, são apontadas repercussões de uma epistemologia do projeto no processo de formação do arquiteto.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectConceitopt_BR
dc.subjectIncertezapt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectProposiçãopt_BR
dc.titleConstrução, Composição, Proposição o Projeto como Campo de Investigação Epistemológicapt_BR
dc.typeArticlept_BR


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