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dc.contributor.authorVieira, Natalia
dc.contributor.authorAlbuquerque, Augusto
dc.date.accessioned2021-08-04T00:06:17Z
dc.date.available2021-08-04T00:06:17Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/503
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma reflexão sobre a prática de avaliação da aprendizagem de Projeto Arquitetônico, levando em conta que refletir sobre o ato de projetar encontra-se indissociavelmente ligado à reflexão sobre o ensino de projeto. O principal instrumento aqui abordado é o que se denominou banca de avaliação integrada, atividade realizada ao final de cada disciplina de Projeto Arquitetônico. Como referência empírica, estuda-se a experiência desenvolvida, por mais de três anos no curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Damas (Recife). Como referencial teórico, a experiência se pauta nas teorias de PERRENOUD sobre avaliação em didática e, em FREIRE, especialmente, em sua “Ação Cultural para a Liberdade”. Tal estratégia procura desenvolver no aluno tanto a consciência de gestor de sua própria formação, utilizando conteúdos articulados, como a estruturação de uma visão aplicada de todas as disciplinas do curso. A associação dos saberes deve se tornar perceptível no produto de Projeto Arquitetônico pelo seu aspecto empírico e por sua materialidade na formulação de problemas. A disciplina de Projeto Arquitetônico passa a desenvolver um papel fundamental naquilo que Edgard MORIN chamou de “religação dos saberes”. O professor de Projeto Arquitetônico, ao solicitar respostas em momentos específicos, estimula a articulação dos saberes das diversas disciplinas que integram o vasto leque de formação. Por sua vez, os professores de outras disciplinas, se necessário, ajustam suas atividades no sentido de favorecer atividades e discussões para responder às demandas apresentadas. Assim, não se espera que a síntese “apareça”, por um passe de mágica, no produto desenvolvido, mas, sim constrói-se esta síntese ao longo do processo. A integração e a interdisciplinaridade são instrumentos fundamentais para que o aluno perceba que em sua formação existem valores que se complementam, apontam para a compreensão e interpretação dos problemas inerentes à atividade do profissional em arquitetura.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.titleAvaliação e Síntese: Uma Forma de Pensar a Pedagogia do Projeto.pt_BR
dc.typeArticlept_BR


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