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dc.contributor.authorLopes, Marcela
dc.contributor.authorMalard, Maria
dc.date.accessioned2021-08-04T00:00:40Z
dc.date.available2021-08-04T00:00:40Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/493
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractNosso objetivo neste trabalho é pesquisar a relação da arquitetura com o seu processo construtivo, especificamente, com a poética da sua materialidade. Para isso, adotamos um conceito de forma e sua relação com o lugar, uso e técnica. A partir desse conceito, selecionamos alguns edifícios para pesquisarmos o contexto no qual foram desenvolvidos, suas premissas de projeto e suas soluções construtivas. Fizemos, então, nossas análises, nas quais abordamos as formas de interação entre as disciplinas envolvidas nos projetos estudados, a relação das tecnologias com as questões econômicas vigentes na época, a relação dos materiais e sistemas construtivos com a solução formal resultante. Dentre os projetos escolhidos, pudemos verificar estratégias comuns entre eles, que podem ser indicativas para uma mudança na atuação do arquiteto. A primeira é a importância de uma interação entre as disciplinas envolvidas no projeto, desde sua concepção, e que aconteça de forma “aberta” às contaminações recíprocas. Encontramos evidências de que a opção pelos materiais e sistemas construtivos deva ser sempre problematizada, e de que o enfrentamento é a única solução para se vencer as barreiras econômicas. Em relação à forma, é importante que ela seja resultado de uma operação arquitetônica complexa, e, nas situações em que a escolha dos materiais e sistemas construtivos é feita a partir de um contexto geográfico e cultural, há maior possibilidade de que o resultado formal também seja coerente com esse contexto. Entretanto, não estamos aqui propondo uma busca pela “essência arquitetônica” através da escolha dos materiais, pois cairíamos numa dicotomia redutora: materiais locais versus tecnologia high tech. Acreditamos que a arquitetura pode ser entendida como superposição de realidades tectônicas, que é seu papel mediar o paradoxo identidade/superação, e que sua poética pode estar em encontrar novas formas para velhos materiais, ou velhas formas para novos materiais...pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectProposiçãopt_BR
dc.titleA Poética do Construirpt_BR
dc.typeArticlept_BR


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