Show simple item record

dc.contributor.authorFerraro, Silvana
dc.contributor.authorOrtega, Artur
dc.contributor.authorFerraro, Norimar
dc.date.accessioned2021-08-03T23:56:43Z
dc.date.available2021-08-03T23:56:43Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/486
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractEste texto analisa o ensino-aprendizado do processo do projeto arquitetônico com foco no desenho a mão livre, denominado croqui do arquiteto. Defende o desenho a mão livre como componente curricular fundamental da sua formação, por favorecer o desenvolvimento de capacidades e aptidões relacionadas à percepção espacial e sua representação, inerentes ao processo do projeto arquitetônico. Acredita que o ensino de arquitetura pode utilizar o desenho do croqui como forte instrumento didático, intrínseco aos vários momentos do processo projetual: como fonte de inspiração para a criação dos conceitos; como um sinal para novas possibilidades e problemas; como uma forma de revisão constante das concepções. Enfim, como um meio de disciplinar e organizar o pensamento para a materialização do projeto. Assim, tendo o projeto como investigação, se insere no eixo do IV Projetar 2009 denominado “Proposição”, pois pensa o projeto e seu ensino, evidenciando o conceito fundamental do desenho a mão que, como método de criação, lança a idéia, antecipa a realidade, aprimora conceitos e, no ir e vir do pensamento, faz confundir a lógica e a poesia. Fundamenta-se na teoria piagetiana para a compreensão da percepção e representação espacial e baseia-se em autores como Schön, sobre a relação professor-aluno no processo do projeto e Rozestraten, Laseau, Dorfman, Dourado e Lapuerta no que diz respeito ao significado do desenho no ensino e na prática profissional. Conclui que os problemas básicos da prática do croqui ligam-se às noções projetivas e métricas e determinam as demais relações existentes no desenho, como as estruturais, as compositivas e as simbólicas. E acredita que o desenvolvimento do “saber ver”, da prática do desenho, como conhecimento construído, incide em outras esferas da integridade humana, como a capacidade criadora e a sensibilidade artística.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectConceitopt_BR
dc.titleA Lógica Poética do Croqui no Processo de Ensino do Projeto Arquitetônicopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record