dc.contributor.author | Carsalade, Flavio | |
dc.date.accessioned | 2021-08-03T23:32:01Z | |
dc.date.available | 2021-08-03T23:32:01Z | |
dc.date.issued | 2009-10-01 | |
dc.identifier.isbn | 978-85-88157-12-5 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/467 | |
dc.description | Artigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir de considerações sobre a problemática da inadequação de teorias vigentes sobre o problema do restauro à especificidade arquitetural, o artigo propõe uma discussão sobre os reflexos dessa inadequação sobre o ensino de arquitetura notadamente aquele relativo aos projetos de intervenção no patrimônio. Inicialmente tece algumas considerações sobre a questão do ensino-aprendizagem apontando que a verdadeira educação não se restringe ao repasse de conhecimentos e técnicas, mas, antes almeja à formação de sujeitos críticos e atuantes. Em segundo lugar examina como são evanescentes as abordagens que procuram parâmetros objetivos para as intervenções arquiteturais no patrimônio histórico para, finalmente, defender o restabelecimento da capacidade crítica e propositiva nas disciplinas de patrimônio cultural. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | FAU-PPGAU-UPM/SP | pt_BR |
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dc.title | Os Limites da Intervenção Arquitetural no Patrimônio: Menos Amarras e mais Liberdade no Ensino | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |