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dc.contributor.authorCarsalade, Flavio
dc.date.accessioned2021-08-03T23:32:01Z
dc.date.available2021-08-03T23:32:01Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/467
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractA partir de considerações sobre a problemática da inadequação de teorias vigentes sobre o problema do restauro à especificidade arquitetural, o artigo propõe uma discussão sobre os reflexos dessa inadequação sobre o ensino de arquitetura notadamente aquele relativo aos projetos de intervenção no patrimônio. Inicialmente tece algumas considerações sobre a questão do ensino-aprendizagem apontando que a verdadeira educação não se restringe ao repasse de conhecimentos e técnicas, mas, antes almeja à formação de sujeitos críticos e atuantes. Em segundo lugar examina como são evanescentes as abordagens que procuram parâmetros objetivos para as intervenções arquiteturais no patrimônio histórico para, finalmente, defender o restabelecimento da capacidade crítica e propositiva nas disciplinas de patrimônio cultural.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
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dc.titleOs Limites da Intervenção Arquitetural no Patrimônio: Menos Amarras e mais Liberdade no Ensinopt_BR
dc.typeArticlept_BR


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