dc.description.abstract | Este artigo tem como principal objetivo interpretar as experiências didáticas vivenciadas na disciplina de Ateliê de Projetos Integrados III – Intervenções em Pré-existências, do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). A disciplina tem como propósito desenvolver o projeto de edificações considerando sua reabilitação, da mesma forma como o projeto do entorno urbanístico e paisagístico em que essa está inserida. A conexão entre as diversas escalas de projeto mostra-se elementar e indissociável, pois a edificação tende a se tornar um vetor de desenvolvimento do local, requalificando o tecido urbano circundante. A experiência relatada analisa e compara dois semestres buscando apresentar as potencialidades e fragilidades encontradas, tanto no fazer pedagógico como no resultado obtido no final de cada semestre. As edificações selecionadas foram: A Antiga Fábrica de Torrefação de Café e uma Residência Eclética na Avenida Rio Branco, ambas representantes de significativos momentos da história da cidade de Santa Maria. Em ambos os casos, as disciplinas formativas precedentes foram de suma importância, principalmente as voltadas à história e à crítica, representando um diferencial na maneira como os acadêmicos apreendem a memória da cidade e seus testemunhos. Também foi possível perceber resultados positivos na integração obtida nessa disciplina, que agrega projetos de arquitetura, de urbanismo e paisagismo, já que foi notado um domínio maior, por parte dos alunos, dos diversos atores envolvidos no desenvolvimento ou estagnação urbana. Ainda, a diversidade de resultados obtidos nos dois exemplos utilizados foi considerável, e consistiu principalmente nos elementos que foram reconhecidos durante o semestre como positivos ou de interesse de preservação. Finalmente a intervenção em pré-existências configurou-se em um exercício de reflexão da atuação do arquiteto e urbanista na cidade contemporânea consolidada. | pt_BR |