dc.description.abstract | O projeto de pesquisa, que desenvolvemos, intitulado Academia – Memória do Ensino de Arquitetura e Urbanismo na FAU/UFRJ tem como um de seus objetivos específicos acompanhar e registrar o desenvolvimento do currículo de arquitetura. Um dos desdobramentos desta pesquisa é a análise dos conteúdos dos Trabalhos Finais de Graduação - TFGs, os quais refletem a trajetória de formação dos alunos reunindo conhecimento e aprendizado. Neste sentido, para realizar a seleção amostral da pesquisa, analisamos a recorrência temática dos trabalhos finais de graduação. Ao tentar detectar o tema de maior recorrência, nos deparamos com um universo diversificado de categorias, com imprecisões e dualidades, o que dificultou o desenvolvimento da pesquisa. Esta multiplicidade de classificações se deve em parte à existência de projetos multitemáticos. Em parte pelo fato de que provavelmente os ramos ou especialidades, ou ainda a classificação das edificações, deixaram de fazer parte do conteúdo das disciplinas de fundamentação teórica, ou ainda porque foram desconsideradas as possíveis classificações existentes na prática profissional. Contudo, as classificações encontradas parecem não ter tido respaldo teórico, pois, por um determinado período, foram definidas pelos próprios alunos. Assim, para prosseguir a pesquisa e como forma de compreensão da temática projetual contemporânea, levantamos, tanto em fontes teóricas e práticas da academia como nas utilizadas pelo campo profissional. Deste universo, pretendemos propor, através de uma análise crítica da situação atual, uma classificação temática que atenda, não somente, às necessidades da pesquisa do Projeto Academia, mas, também possa contribuir para o ensino e a pesquisa em projeto de arquitetura e urbanismo, considerando as dificuldades que o processo de hibridação do projeto contemporâneo acarreta na nomeação dos temas de projeto. | pt_BR |