dc.contributor.author | Lara, Fernando | |
dc.date.accessioned | 2021-08-03T22:28:47Z | |
dc.date.available | 2021-08-03T22:28:47Z | |
dc.date.issued | 2009-10-01 | |
dc.identifier.isbn | 978-85-88157-12-5 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/435 | |
dc.description | Artigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP. | pt_BR |
dc.description.abstract | Um rápido olhar sobre as transformações na prática da arquitetura nas últimas três décadas nos revela transformações intensas como a introdução do computador no final dos anos 80 que no meu modo de ver guarda muitas semelhanças com o imperativo atual da sustentabilidade. Assim como agora vários arquitetos reagem contra a “moda” verde, há vinte anos atrás a chegada dos microcomputadores e do CAD suscitou o mesmo tipo de desconfiança. De certa maneira vivemos um momento muito parecido em que são os alunos quem demandam mais conhecimento sobre a construção sustentável. Enquanto isso a resistência de grande parte dos arquitetos, embora acertada em relação à exploração superficial do conceito de “arquitetura verde” pelo marketing imobiliário, joga o fora o bebê junto com a água do banho ao não perceber as infinitas possibilidades de recuperação do papel social e conseqüentemente do prestígio da profissão que o imperativo da sustentabilidade nos apresenta. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | FAU-PPGAU-UPM/SP | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Projeto | pt_BR |
dc.title | Sustentabilidade e Ensino de Projeto: Desafios e Oportunidades | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |