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dc.contributor.authorLima, Ana Laura
dc.date.accessioned2021-08-03T22:27:01Z
dc.date.available2021-08-03T22:27:01Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/432
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractEste texto analisa as recomendações dos médicos higienistas para a construção de escolas e residências no período compreendido entre 1917 e 1968. Recorrendo-se ao exame de sete manuais de puericultura e cinco manuais de higiene escolar, busca-se identificar como os pediatras e inspetores sanitários procuravam estabelecer diretrizes para a construção das casas e dos edifícios escolares, com vistas a garantir boas condições para o desenvolvimento infantil. A análise das fontes baseia-se nos escritos de Michel Foucault sobre a disciplina, a governamentalidade e a bio-política. As orientações sobre a arquitetura escolar e a construção dos lares presentes nos manuais indicados expressavam os princípios do movimento higienista, protagonizado por médicos que pretendiam sanear as cidades e transformar os hábitos de vida dos indivíduos.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.titleProjetos de Residências e Escolas como Intervenções no Campo da Saúde Infantil: Um Estudo a Partir de Manuais de Puericultura e Higiene Escolar.pt_BR
dc.typeArticlept_BR


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