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dc.contributor.authorCeniquel, Mario
dc.contributor.authorFigueiredo, Guilherme
dc.date.accessioned2021-08-03T22:22:25Z
dc.date.available2021-08-03T22:22:25Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/424
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho a ser apresentado configura um relato sobre a disciplina de Projeto Paisagístico I, da FAU/UFRJ, que sublinha os principais aspectos didáticos dessa atividade docente, inserida no escopo dos procedimentos acadêmicos desenvolvidos para o Trabalho Integrado I, do quarto período do curso, onde os alunos demonstram, por meio de uma intervenção abrangente, soluções de construção e paisagismo. A investigação sobre os processos pedagógicos da arquitetura paisagística, suas estruturas teóricas e práticas e suas inter-relações integrativas com as outras disciplinas configuram, portanto, a essência do presente documento. Para tal serão ressaltados os pontos de contato entre as práticas de projeto da arquitetura não construída e da construída, menos em função dos reflexos desta sobre aquela do que por meio de propostas efetivas de projeto do espaço livre. Pelo fato de serem indissociáveis, essas práticas arquitetônicas evidenciam o eixo/atitude proposto pelo Projetar 2009 denominado hibridação, ressaltando a importância da emulsificação de conceitos em busca da ética e da estética arquitetônicas. O que vem sendo praticado na disciplina em questão é, em sua essência, a consolidação de um conceito holístico em relação ao projeto. Busca-se redirecionar a visada do aluno sobre o espaço livre, fazendo-o compreender o não construído como um objeto passível de intervenção no mesmo patamar de importância do espaço determinado por pisos, paredes e coberturas, desmontando o conceito de que projetar paisagem é fazer jardins. Assim sendo, estimula-se uma nova atitude do aluno frente aos desafios da disciplina, onde propostas de intervenção no espaço livre serão determinantes para a completude do projeto no que diz respeito às soluções programáticas, de desenho da paisagem e concernentes à qualificação do ambiente das cidades. O objetivo específico a ser alcançado por meio deste documento é descrever as experiências didáticas, analisar seus resultados e propor novas perspectivas para o ensino do paisagismo.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectAmbientept_BR
dc.subjectConceitopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.titleO Projeto de Paisagismo como Instrumento Metodológico para o Aprendizado do Projeto do Espaço Arquitetônico: Uma Abordagem Integral do Estudo Sobre Construções e Espaços Livrespt_BR
dc.typeArticlept_BR


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