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dc.contributor.authorLima, Ana Gabriela
dc.date.accessioned2021-08-03T22:15:33Z
dc.date.available2021-08-03T22:15:33Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/412
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractOs croquis são comumente vistos como ferramentas importantes no processo de projeto em arquitetura. A perspectiva tradicional encara o croqui tanto como ferramenta de organização como artifício formal na busca da melhor solução para um projeto, esteticamente e programaticamente. (Lawson in: Edwards, 2005, p. 273). Podemos considerar, com efeito, que os croquis tem o potencial de contribuir em grande medida na concepção arquitetônica de um edifício. Embora concordando com esta visão, a questão em torno da qual o artigo desenvolve-se é a "construção" de uma habilidade do arquiteto, a de desenvolver e sofisticar conceitos por meio da atividade de traçar marcas no papel, ou seja, fazer croquis. A argumentação desdobra-se em dois estágios: no primeiro desenvolve-se a idéia de que desenhar é uma habilidade adquirida e desenvolvida por meio de esforço ao longo do tempo; no segundo sustenta-se que esse esforço é realizado sob a lógica de uma ou mais narrativas, dentro das quais o croqui assume seus sentidos e significados. No primeiro estágio o conceito subjacente é o de que, como ferramenta, o croqui transforma aquele que o desenha; o segundo estágio examina alguns aspectos desse processo sob a perspectiva da influência das narrativas.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectCroquipt_BR
dc.titleArchitectural Sketches: The Skill In The Fieldpt_BR
dc.typeArticlept_BR


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