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dc.contributor.authorBente, Richard
dc.contributor.authorBaron, Cristina Maria
dc.date.accessioned2021-08-03T22:13:13Z
dc.date.available2021-08-03T22:13:13Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/408
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractA contemporaneidade trouxe avanços formais e simbólicos em relação aos parâmetros anteriores da modernidade. Porém, apesar de alguns historiadores e teóricos de arquitetura afirmarem que existe um movimento ou estilo contemporâneo sucessor do Moderno ou até do Pós-Moderno, podemos comprovar do ponto de vista da historiografia, através de uma análise comparativa acurada que uma formação de juízo que vise tal categorização é ainda inconsistente. Estes historiadores não vencem a dificuldade de enfrentar a submersão no objeto de estudo devido ao pouco distanciamento temporal e acabam por classificar o presente através de neologismos elípticos do passado recente. Podemos afirmar através da análise dos princípios norteadores da arquitetura dos maiores expoentes da arquitetura do princípio do século XX, a saber: Walter Gropius, Le Corbusier, Mies van der Rohe, Frank Lloyd Wright e Oscar Niemeyer, os cinco fantásticos da modernidade, confrontados aos princípios formais mais relevante do final do século passado e início do XXI, que a contemporaneidade ainda se faz regida por princípios que a tornam mais uma evolução qualitativa, mas ainda contida na modernidade, do que um movimento convictamente próprio. O arcabouço teórico e estético no qual se baseia nos diz que há contemporaneidade, mas ainda não há independência formal e conceitual. Como é este um trabalho de dimensão modesta, devido à proposta do evento, não poderemos esgotar o assunto na sua complexa amplitude. Tomaremos, então, como princípio analítico a produção teórica e projetual de Walter Gropius, sua influência sobre os demais expoentes da arquitetura moderna e mostraremos os elementos de sua obra que norteiam e estruturam a Arquitetura Contemporânea. Mostraremos como estes elementos transmutaram, mas ainda permanecem vivos. Deste modo, a introdução dos parâmetros referenciais dos princípios fundamentais dos demais expoentes visam demonstrar como nos orientamos nesta convicção, sendo, porém, classificados como indicadores para futuras pesquisas que completariam a abordagem.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectArquitetura Modernapt_BR
dc.subjectArquitetura Contemporâneapt_BR
dc.subjectHistória da Arquiteturapt_BR
dc.titleA Desconceituação da Pós-modernidade Pelas Diversas Modernidades: a Modernidade Contemporânea.pt_BR
dc.typeArticlept_BR


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