RESTAURAÇÃO OU CONSERVAÇÃO DE LONGO PRAZO? A EXPERIÊNCIA DO PLANO DIRETOR PARA O CONJUNTO FRANCISCANO DE OLINDA
Abstract
RESUMO A continuidade ou a inserção de um novo uso em edifícios de valor histórico e cultural é considerada, com razão, como uma condição para a sustentabilidade desses edifícios. No entanto, novos usos acabam, muitas vezes, comprometendo a integridade arquitetônica e a autenticidade do imóvel e não contribuindo para sua sustentabilidade a longo prazo. Além disso, a prática de restaurar o edifício apenas quando este atinge níveis críticos de deterioração, faz com que edifícios no Brasil sejam totalmente restaurados a cada dez ou vinte anos, levando a uma profunda alteração dos mesmos. Esse problema é ainda mais agudo no caso de edifícios religiosos de grande porte, como os conventos. Em geral, dadas às suas dimensões, esses edificios possuem sérios problemas de conservação, mas também um grande potencial para a inserção de novos usos. Este artigo procura refletir sobre estes temas ao apresentar a experiência do Plano Diretor para o Convento Franciscano de Nossa Senhora das Neves em Olinda efetuado em 2006. O plano foi encomendado pela American Express® devido à inclusão desse momunento na lista de 2004 dos 100 Monumentos Mais Ameaçados do World Monuments Fund®. O Convento Franciscano é um dos exemplares mais significativos da escola franciscana de arquitetura. Apesar de tombado pelo IPHAN desde 1938, seu estado de conservação não é satisfatório. A edificação possui mais de 6000 m2 de área construída, em três pavimentos, dentro de um terreno de 28000 m2 em declive. Boa parte de seus 50 ambientes possui características arquitetônicas e bens artísticos integrados de alto valor artístico e histórico, com destaque para seus magníficos painéis de azulejos. O Convento manteve suas atividades religiosas durante mais de quatro séculos, mas hoje existem apenas seis frades residindo no edifício. As dimensões da edificação e a quantidade de obras de arte fazem de sua conservação uma tarefa que requer recursos e esforços constantes. Os proprietários tem introduzido novas atividades, como recepções, eventos sociais e encontros de empresas, mas os recursos oriundos dessas atividades mal conseguem arcar com a manutenção básica. Apesar de o convento ter espaços de extraordinária beleza, não possui as condições mínimas cumprir essas novas funções. As condicões habitacionais para os monges também não são adequadas. Faz-se necessário pensar uma alternativa à prática de restauro e elaborar novas formas de abordar o tema. Em termos arquitetônicos, buscamos apoio em alguns conceitos da prática italiana, particularmente o conceito de pré-existência ambiental de Ernesto Nathan Rogers, formulado nos anos 50, e o mais recente de modificação de Vittorio Gregotti. Foi preciso também buscar auxílio em teorias de outros campos, como a conservação urbana e integrada. O plano diretor foi desenvolvido, então, para estabelecer um processo de longo prazo que inclua novas atividades que venham gerar uma receita financeira capaz de cobrir os custos de manutenção. O primeiro estágio da confecção do plano incluiu uma avaliacão completa do conjunto com a identificação dos usos existentes, levantamentos, um estudo aprofundado da história do convento, uma análise dos principais problemas de conservação, e, por fim, a produção da declaração de significância do conjunto. Já o segundo estágio teve uma dimensão propositiva. O cerne da proposta consistiu em aperfeiçoar e potencializar os usos existentes com a introdução de equipamentos que contribuam para a sustentabilidade do convento, mas que não alterem as características patrimoniais e não interfiram na privacidade dos frades e na ambiência da vida religosa. Assim, foi proposto um rearranjo de funções e fluxos no interior do conjunto, levando em consideração a preferência por intervenções mínimas na estrutura física do complexo. Foi proposto um novo auditório com serviços interligado ao convento que procura respeitar e integrar-se ao conjunto. Além disso, foram identificadas as ações emergenciais de restauro, elaborado um sistema de inspeção e manutenção periódica que venha substituir os trabalhos de restauro, e criado um sistema de gestão visando a conservação e sustentabilidade do convento. A primeira parte do texto apresenta a arquitetura do convento, sintetizando as principais fases de sua construção. A segunda parte apresenta a declaração de significância que orientou o Plano Diretor. A terceira parte apresenta a nova visão proposta pelo Plano Diretor. Por fim, a quarta etapa apresenta o projeto de intervenção arquitetônica. ABSTRACT The continuity or the insertion of a new use in buildings with historical and cultural values is considered as a condition to the sustainability of these buildings. However, new uses commonly affect the architectural integrity and the authenticity of a building and not always contribute to its long-term sustainability. In addition, the practice of restoring a building when it comes to higher levels of deterioration makes buildings in Brazil to be totally restored in ten to twenty years causing profound alterations on them. This problem is more acute in the case of big religious complexes, such as monasteries. Usually, due to their dimensions, these buildings have many problems of conservation, but also a big potential for new uses. This article contributes to this discussion reporting on the experience of the Master Plan for the Franciscan Monastery of Nossa Senhora das Neves in Olinda. The master plan was funded by a grant from the American Express®, due to the inclusion of this monument in the 2004 List of the 100 Most Endangered Sites of the World Monuments Fund® The Franciscan monastery is one the finest examples of the Brazilian Franciscan School of Architecture. Despite being included in the National Heritage since 1938, its state of conservation is not satisfactory. The complex has 6,000 m² of built area, distributed in 3 levels, over a hilly terrain of 28,000 m². Most of its 50 rooms contain remarkable architectural features and integrated works of art, particularly its magnificent glazed tiles panels. The monastery has been able to maintain its religious activities for four centuries, but today only six monks are living there. The managers have been introducing new activities, such as social events and company meetings, but these resources are only sufficient for the most basic maintenance. Although the monastery has spaces of extraordinary artistic beauty, it lacks the minimum conditions to perform these new functions. The living conditions for the monks are also not satisfactory It was necessary to develop an alternative to the practice of restoration and to create new ways of framing the theme. In architectural terms, support was taken from the Italian practice, particularly the concept of preexisting conditions by Ernesto Nathan Rogers, formulated in the 1950s, and the more recent modification by Vittorio Gregotti. It was also necessary the assistance of other theories, such as integrated urban conservation. The master plan aims to establish a long-term process to include new uses and activities generating resources to cover the conservation costs. The first stage of the Master Plan included a complete survey of the monastery: its architecture, its existing uses and possibilities of new ones, a analysis of the conservation problems, and, finally the creation of the statement of significance. The second stage involved the formulation of alternatives, focused on the enhancement of the monastery’s capacity to accomodate the existing uses with the introduction of equipments which will contribute to its sustainability, but not altering its religious ambience. It was proposed a rearrangement of functions and fluxes in the interior of the complex, stressing minimal interventions in its physical structure. The team proposed a new auditorium with services, which respects and integrates within the complex. The team also identified the major works of conservation to be carried out, with a schedule and technical recommendations for each work. The team also created a system of monitoring and maintenance tasks and a management system for the complex aiming at its long-term conservation and sustainability. The first section of this article introduces the architecture of the monastery, emphasizing its major building phases. The second explains the statement of significance which guided the masterplan. The third discusses the new vision proposed by the Director Plan. Finally, the fourth presents the architectural proposal.