OS SEMINÁRIOS DE REQUALIFICAÇÃO URBANA E CULTURA DA CIDADE: uma experiência didática internacional
Abstract
RESUMO Este trabalho pretende analisar as diversas abordagens e metodologias projetuais utilizadas em intervenções de reciclagem arquitetônica e de requalificação urbana no âmbito de exercícios acadêmicos, através de uma análise dos projetos elaborados ao longo de oito anos de participação nos Seminários Internacionais de Projeto: Requalificação Urbana e Cultura da Cidade. Estes eventos ocorrem anualmente e contam com a participação de docentes e discentes de graduação e pós-graduação de faculdades de arquitetura, engenharia e artes de mais de uma dezena de países europeus, africanos, asiáticos e americanos. A participação brasileira nestes eventos teve início em 1999, durante a realização do Seminário Internacional “Patrimônio Arquitectónico: Fuente de Nueva Arquitectura”, organizado pela Universidad Central de Chile, de Santiago do Chile. Desde então, foram realizados seminários nos mesmos moldes em Pavia, Itália (em 2000 e 2002), em Salvador, Bahia (2001 e 2005), novamente em Santiago do Chile (em 2003), em Cagliari, Itália (2004) e em Mindelo, Cabo Verde (2006). Nestes seminários, estudantes de graduação de final de curso desenvolvem, sob a supervisão direta de jovens arquitetos e de estudantes de pós-graduação, projetos de requalificação urbana para edifícios arruinados e conjuntos arquitetônicos degradados das cidades-sede. Organizados em grupos multinacionais de cinco a oito estudantes e dois monitores, os participantes passam pela experiência de elaborar conjuntamente um projeto de requalificação urbana para a área de estudos, bem como a reciclagem de edificações desocupadas e/ou arruinadas e a projetação de novas construções. Paralelamente, os professores e pesquisadores de cada uma das universidades participantes, além de orientar os trabalhos de ateliê de projeto e de realizar correções públicas, proferem palestras sobre temas pertinentes à questão da reciclagem do patrimônio edificado. Ao agregar docentes, alunos de programas de pós-graduação e estudantes da graduação de diferentes nacionalidades, os Seminários Internacionais de Projeto: Requalificação Urbana e Cultura da Cidade permitem uma integração e uma interessante troca de experiências tanto no âmbito da docência quanto da discência, especialmente no que se refere às várias formas de pensar e projetar a cidade e a arquitetura preexistentes. ABSTRACT This paper aims to analyze the different approaches and design methodologies used in architectural recycling and urban rehabilitation interventions in academic exercises, by the analysis of the projects designed in the eight years of participation in International Design Seminars: Urban Renewal and Town Culture. Those events happens annually; professors and students from the graduate and post-graduate programs of architecture, engineering and arts of a dozen European, African, Asiatic and American countries take part on it. The Brazilian participation started in 1999, during the International Seminar “Património Arquitectónico: Fuente de Nueva Arquitectura”, organized by Universidad Central de Chile, from Santiago de Chile. Since then, other seven seminars with the same format have been promoted at Pavia, Italy (in 2000 and 2002), at Salvador, Bahia (2001 and 2005), again at Santiago de Chile (in 2003), at Cagliari, Italy (in 2004) and at Mindelo, Cape Verde (2006). In those seminars, graduate students from the last years develop, under the direct supervision of young architects and post-graduate students, urban renewal projects for ruined buildings and degraded areas inside the city that promotes the event. Distributed in multinational groups of five to eight students and two tutors, the participants have the experience of designing collectively a urban renewal project to the studyarea, as much as recycle unoccupied or ruined buildings and design new architecture. At the same time, professors and researchers from each of the participating universities supervise the designing work, make critic commentaries on the public presentations of the projects and make conferences about the theme of recycling the built heritage. By putting to work together students from graduation and post-graduation courses from many different nationalities, the International Design Seminars: Urban Renewal and Town Culture permit an integration and an interesting change of experiences for teachers and students, mainly in what refers to think and redesign the preexistent city and architecture.