INTERIORES, NA UFRGS
Abstract
RESUMO No segundo semestre do ano de 2004 foi oferecida pela primeira vez a diciplina opcional de “Arquitetura de Interiores”, na UFRGS. Sob esta denominação genérica organizava-se um atelier para tratar das escalas mais próximas, mais detalhadas; da materialidade do edifício, vista pelo lado de dentro, de quem usa e de quem faz; do desenho de mobiliário, principalmente daquele que se confunde com a própria arquitetura; daqueles programas mais comuns e cotidianos da vida profissional e até de questões relativas à execução, como preços e cronograma, contratos e honorários. O objetivo da disciplina era suprir uma lacuna na seqüência de projetos da escola ao focar a problematizacão no espaço interno e sua ambientação, uma dimensão fundamental, tanto para a elaboração do projeto, quanto para experimentação do espaço arquitetônico. Dentro do edifício também devem estar presentes os elementos de arquitetura e de composição, regrados segundo alguma ordem. Uma lógica que explicita-se na essência da organização espacial, no principio fundamental que rege as relações entre as diversas partes do projeto, na hierarquia entre os compartimentos, em sua configuração, na relação com os espaços externos, em seu caráter e sua materialidade. O primeiro exercício era a reforma de um ambiente familiar, como o próprio quarto. O segundo exercício foi o projeto de uma loja ou a reciclagem de um edifício antigo preservado, em diferentes ocasiões. A disciplina extinguiu-se depois de cinco semestres, quando seu conteúdo foi adapatado a um dos projetos do curso, o P4. Agora são três exercícios, e todos eles, na verdade, reciclagens. O primeiro é a proposta do salão de um restaurante; neste caso, dentro do edifício do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o M.A.R.G.S.O segundo exercício é a reforma de um apartamento característico dos anos 50, em Porto Alegre.Em 2007/1, o último trabalho foi a cobertura da Confeitaria Rocco. Um anexo, na verdade; e um exterior. Mas, um exterior ligado a uma pré-existência e totalmente dependente dela. Mais do que a problematização inicial da disciplina de Interiores, relativa aos espaços internos, às pequenas escalas e à atenção aos aspectos materiais de uma proposta, a disciplina trata, hoje, em todos os exercícios, desta relação delicada que é a simultaneidade e o trato com a heterogeneidade na arquitetura. Claro que com a de uma disciplina com as limitações de uma abordagem de cunho teórico-prática. ABSTRACT was offered for the first time, at UFRGS. Under this generic denomination an atelier was organized to deal with the nearer, more detailed scales; with the materiality of the building, seen from the inside, of those who use it and do it; with the drawing of the furniture, specially the one that mixes with the architecture itself; with those more common programs of the daily professional life and also relative questions to the execution, such as pricing and schedule, contracts and honorary. The objective of the subject was to supply a gap in the sequence of projects of the school to focus the problematic in the internal space and its environment, a fundamental dimension to the elaboration of the project, and also for the experimentation of the architectural space. Inside of the building, the elements of architecture and of composition should also be present, organized according to some order. A logic that shows itself in the essence of the spatial organization, in the fundamental principle that governs the relations between the diverse parts of the project, in the hierarchy between the rooms, in its configuration, in the relationship with the external spaces, in its character and materiality. The first exercise was the remodeling of a family environment, as the bedroom. The second exercise was the design of a shop or the recycling of an old and preserved building, in different occasions. The subject was extinguished after five semesters, when its content was adapted to one of the projects of the course, the P4. The first exercise was the remodeling of a family environment, as the bedroom. The second exercise was the design of a shop or the recycling of an old and preserved building, in different occasions. The subject was extinguished after five semesters, when its content was adapted to one of the projects of the course, the P4. More than the initial problematization of the subject of Interiors, related to the internal spaces, to the small scales and to the attention to the material aspects of a proposal, the discipline treats, today, in all of the exercises, of this delicate relationship which is the simultaneously and the dealing with the mixture in architecture. Of course that is, with the limitations of a discipline with an approach of theoretical-practice