Esquecer para Preservar
Abstract
RESUMO Nas análises de projetos arquitetônicos de requalificação, a atenção, naturalmente se volta num primeiro momento para aqueles elementos que serão mantidos e que ficarão como legado de um tempo vivido. Mas, como se sabe, como em qualquer narrativa que subsiste ao tempo, também na arquitetura, decidir sobre o que manter significa decidir ao mesmo tempo sobre o que esquecer. As intervenções exigem portanto uma ação crítica definindo o que de fato merece continuidade como legado para um novo tempo. E como não se pode, nem se deve, fixar uma materialidade em sua totalidade, pois isso implica na pretensão de fixar o tempo passado, há que se definir criteriosamente o que demolir. Esta comunicação se detém sobre as operações de “demolições” ou “apagamentos” em projetos nos quais a preservação atenta busca reconfigurar o edifício histórico na sua mais significativa materialidade em convívio com a nova configuração espacial. Através de quatro projetos, dos escritórios Una Arquitetos e Brasil Arquitetura, busca-se reconhecer os critérios que nortearam as decisões de projeto: Agência Central e Espaço Cultural dos Correios (Una Arquitetos, São Paulo, 1997/ em construção), Centro Universitário Maria Antônia – Instituto de Arte Contemporânea (Una Arquitetos, São Paulo, 2002/ obras em andamento), Centro Cultural Tacaruna (Brasil Arquitetura, Recife, 2002) e Conjunto KKKK (Brasil Arquitetura, Registro, 2002). Os projetos foram escolhidos por evidenciarem as demolições consideradas oportunas e necessárias em nome do reconhecimento de valor do antigo edifício e da necessidade de renovação para o novo espaço. Uma atenção que extrapola a escala da arquitetura e da compreensão de edifícios isolados e se insere na escala da cidade, compreendendo os edifícios como legados de outro tempo, quer a propósito do esquecimento, quer a propósito da rememoração. ABSTRACT At reviewing requalification architectonic designs, the attention first turns naturally to those elements to be preserved, and, the legacy of a time crammed with memories. But, as it is known, as in any narrative that subsists time, also in architecture, deciding on what to preserve means deciding on what to forget. Interventions, therefore, demand some critical action defining what in fact deserves to be continued as a legacy for a new age. As it should not and must not establish a materiality on its whole, implying in the aspiration of setting the past time for ever, it is needed to judiciously define what to demolish. This communication is focused on the operations of “demolitions” or “effacements” on projects of which careful preservation tries to reconfigure historical building considering its most meaningful materiality living together with the new spatial reconfiguration. By means of four projects carried out by the architecture offices Una Arquitetos and Brasil Arquitetura, it is desired to recognize the criteria guiding the project decisions making process: Central Post Office and Cultural Space (Una Arquitetos, Sao Paulo, 1997/ on-going building), University Center Maria Antônia – Contemporaneous Art Institute (Una Arquitetos, Sao Paulo, 2002/ on-going project), Tacaruna Cultural Center (Brasil Arquitetura, Recife, 2002), and Buildings KKKK (Brasil Arquitetura, Registro, 2002). These projects were chosen because they pointed out the demolitions considered to be convenient and necessary on behalf of the recognizably importance of old building and necessity to renovate for the new space. An attention that surpasses the scale of architecture and understanding of insulated buildings to become part of the scale of city by embracing the buildings as legacy of another age, either as purpose of forgetting or as a purpose of remembering.