Descaracterização das fachadas do edifício Vera Cruz e conservação dos rebocos em argamassa de pó de pedra
Abstract
RESUMO O edifício Vera Cruz, um dos primeiros arranha-céus do centro de Porto Alegre/RS, encontra-se no cruzamento das duas primeiras avenidas monumentais da cidade, que abrigam valioso patrimônio arquitetônico. Integra-se no conjunto de edifícios que define a continuidade do cenário da Avenida Borges de Medeiros, construído, principalmente, ao longo das décadas de 40 e 50. Representativo da produção moderna da arquitetura da cidade é referência de qualidade construtiva e projetual do período de sua construção. Com projeto de 1938, teve suas fachadas revestidas com argamassa de pó de pedra, revestimento para ser deixado à vista e muito utilizado pela construção civil nos primeiros 50 anos do século passado. Atualmente, as superfícies das fachadas do edifício Vera Cruz encontram-se pintadas. Segundo a administração do condomínio, como único recurso viável para recuperar sua aparência bastante degradada pelas manchas de sujeira fortemente contrastantes com suas linhas compositivas. Manchas decorrentes, principalmente, da localização do edifício em área com alto potencial de acumulação de poluentes atmosféricos e da influência dos agentes climáticos na manifestação da patologia; também do fato de suas superfícies externas não terem sofrido ações adequadas e sistemáticas de manutenção/limpeza. Atitudes como essa, com conseqüências em termos estéticos, históricos e econômicos, têm se difundido nos últimos anos. Realizam-se trabalhos de aplicação de pintura sobre rebocos em argamassas de pó de pedra, alterando a cor, a textura e o brilho do exterior dos edifícios e afetando questões relacionadas com a conservação das superfícies externas a médio e longo prazo. A necessidade de preservar este material, que caracteriza boa parte do patrimônio arquitetônico da cidade, levou-nos a investigar, junto ao condomínio do edifício, como foram realizados os trabalhos de pintura e quais os motivos para tal ação ao invés da de preservar o revestimento original. Também, com base em relatos de intervenções de restauração em fachadas de edifícios revestidas com esse tipo de material, este trabalho procura identificar os principais problemas enfrentados. Pretende, com isso, contribuir para um maior conhecimento técnico específico das deteriorações que podem ocorrer no material, e possíveis soluções, alertando para a inconveniência, de um modo geral, da aplicação de revestimentos sobre materiais aparentes. ABSTRACT One of Porto Alegre’s first skyscrapers, the Vera Cruz building is located in the crossing of the city’s first two monumental avenues. These avenues contain valuable architectonic patrimony. The building is integrated in the set of buildings that were erected mainly during the 40s and 50s and that define the continuity of Borges de Medeiros Avenue’s scenario. It is representative of the modern production of the city’s architecture and is a reference of the constructive and projectual quality of the period of its construction. Projected in 1938, its facade was coated with stone-powder cement, very used in civil construction during last century’s first 50 years and intended to remain visible. Currently, the surface of the Vera Cruz building’s facades is painted. According to the condominium administration, this is the only viable resource to restore the appearance that was degraded by the spots of dirt highly contrasting from the building’s composition lines. The spots are principally a result of the building’s location in an area with high atmospheric pollutants and of the influence of climatic agents in the manifestation of the pathology. Moreover, the external surfaces have also not had adequate and systematic maintenance/cleaning. Such attitudes, with consequences in aesthetic, historical and economic terms, have been widely diffused in the last years. Paint is applied on the stone-powder cement plaster, altering the color, texture and brightness of the buildings’ exterior and affecting medium and long term issues related to the conservation of the external surfaces. The need to preserve this material, which characterizes a good part of the architectonical patrimony of the city, has led us to investigate, along with the building condominium, how the paint jobs were carried out and which were the reasons for choosing such actions instead of preserving the original coating. Furthermore, based on reports of interventions of restorations of building facades coated with this type of material, this work seeks to identify the major problems faced. Therefore, it intends to contribute towards a greater specific technical knowledge of the deteriorations that can occur in the material and also offer possible solutions, alerting for the general inconvenience of the application of coatings in visible materials.