Cine-Teatro Goiânia: estratégias para uma possível requalificação do lugar
Abstract
RESUMO Tombado pelo IPHAN em 2002, filiado formalmente a correntes pré-modernas, o Cine-Teatro Goiânia é, ainda hoje, marco e referência no imaginário urbano da cidade. Projetado por Jorge Félix de Souza, em coautoría com José Neddermeyer, inaugurado em 1942, participa do elaborado desenho urbano de Attílio Correa Lima, posteriormente readaptado e ampliado por Armando de Godoy. Com matriz ideológica proveniente das cidades-jardim e formalização inspirada nos projetos de Alfred Agache para o Rio de Janeiro, o desenho original de Goiânia pauta-se por traçado em asterisco, cujo centro irradiador é a Praça Cívica. O edifício localiza-se no encontro de dois importantes eixos que estruturam o núcleo original da cidade: a Avenida Tocantins e a Avenida Anhanguera. Proposto como principal elemento que compunha a Zona de Diversões da nova capital, visando estabelecer referências morfológicas para a criação de local cuja identidade partia da sua monumentalizacão enquanto objeto cultural, foi previsto inicialmente para ocupar uma quadra triangular. Construído em um de seus vértices e ocupando apenas um terço de sua área prevista, o edifício manteve-se, ao longo dos anos, com sua função primeira, ainda que de modo precário. A área em que se localiza necessita atualmente estudo de requalificação urbana que busque reordenar o entorno e “desafogar” os limites do edifício, ao mesmo tempo propiciando expansão programática que responda às necessidades contemporâneas de um edifício cultural de referência. Assim, constata-se a necessidade premente de estabelecer um contexto que resgate o significado urbano, e não apenas histórico, do edifício por meio da rearticulação dos elementos que compõem o desenho urbano do sítio, reinterpretando sua paisagem. Este trabalho procura refletir sobre as possibilidades de requalificação do edifício e seu entorno imediato, a partir de ações potenciais de rearquitetura do lugar. O objetivo não é o projeto, mas as diretrizes e estratégias que têm por sentido qualificá-lo. ABSTRACT Cine-Teatro Goiânia, declared patrimony by IPHAN in 2002, is formally affiliated to pre-modern trends, and still a landmark and reference in this city urban imaginary. The building projected by Jorge Félix de Souza and José Neddermeyer, inaugurated in 1942, participates in the elaborate urban drawing of Attílio Correa Lima, posteriorly readapted and broadened by Armando de Godoy. With ideological matrix deriving from citygardens and formalization inspired in Alfred Agache’s projects for Rio de Janeiro, the original drawing of Goiânia is based on an asterisk outline having Praça Cívica as its irradiating center. The building is located in the intersection of two important axes that structure the original nucleus of the city: Tocantins and Anhanguera Avenues. Proposed as the main element composing the Entertainment Zone of the new capital, aiming to establish morphological references to create a place whose identity arose from its monumentalization as a cultural object, it was initially projected to take up a triangular block. Built in one of its vertices and taking up just one third of its original area, the building kept its primary function during the years, although in a precarious way. The area where it is located currently needs a study for urban requalification in order to rearrange its surroundings and “clear up” the building boundaries, at the same time favoring a programmatic expansion that fulfils the contemporary needs of a reference cultural building. Thus, it is evident the urgent need to establish a context to rescue the urban meaning, not only historical, of the building, by rearticulating the elements that compose the urban drawing of the site, reinterpreting its landscape. This study aims to reflect about the possibilities of requalification of the building and its immediate vicinity, starting from potential actions of rearchitecture of the place. The objective is not the project, but the guidelines and strategies that seek to qualify it.