“Casas de Renda” - Patrimônio Pelotense – um elemento para requalificação urbana.
Abstract
RESUMO Este trabalho tem por objetivo destacar as principais constatações obtidas através da pesquisa realizada durante o Curso de Especialização em Patrimônio Cultural, concluída em dezembro de 2006. Especificamente trata do estudo dos conjuntos residenciais de habitação popular produzidos em Pelotas durante as três primeiras décadas do século XX, conhecidos como “Casas de Renda” em decorrência do seu caráter de empreendimento voltado à locação imobiliária e constituídos, predominantemente, por edificações de tipologia em fita. Abordando aspectos históricos e compositivos, embasados nas duas estâncias fundamentais instituídas por Brandi (1963, p.29) para o reconhecimento de uma obra de arte, a análise foi feita a partir de fontes primárias, através de 90 projetos remanescentes no arquivo da Prefeitura Municipal de Pelotas, buscando-se construir conhecimento para o reconhecimento desta produção como elemento patrimonial com potencialidades arquitetônicas que devem ser valorizadas e mantidas no contexto urbano atual. Historicamente, as “casas de renda” representaram importante solução arquitetônica de habitação popular, na cidade de Pelotas durante o final do século XIX e início do XX. Atenderam a uma demanda oriunda das transformações sócio-econômicas ocorridas na cidade em decorrência da abolição da escravatura, declínio da atividade charqueadora e do início de um novo ciclo econômico voltado à industrialização, as quais provocaram um crescimento urbano e populacional significativo. O estudo das características formais e tipológicas identificadas a partir dos projetos permitiu a definição de categorias de planta-baixa e fachada, demonstrando uma diversidade tanto nas soluções funcionais como formais, as quais estabelecem uma base criteriosa para a definição de futuras diretrizes de requalificação destes espaços. Estas características, predominantemente, reportavam-se aos modelos tradicionais da arquitetura eclética das elites pelotenses, porém em menor escala. A identificação e mapeamento de 41 dos 90 conjuntos cadastrados como exemplares remanescentes na malha urbana atual, constatou as precárias condições do estado de conservação dos conjuntos e a necessidade de implementação de políticas públicas em prol de sua preservação. A produção de conhecimento sobre esta arquitetura, reconhece esta tipologia como testemunho de uma época, importante instrumento de resgate da memória social e fortalecimento da identidade cultural das camadas mais populares da sociedade pelotense e permite a inclusão das “Casas de Renda” na escala do Patrimônio Urbano Pelotense, conceito introduzido por Gustavo Giovannoni, em sua obra: “Vecchie città ed edilizia nuova”. Também, evidencia seu potencial como fonte de requalificação urbana e de reciclagem através do seu reaproveitamento como elemento arquitetônico capaz de se inserir na atualidade. Isto impõe uma nova postura técnica relacionada à prática da arquitetura, mais reflexiva à cerca dos recursos existentes nos espaços urbanos atuais, e a necessidade da definição de diretrizes de intervenções e implementação de políticas públicas que possibilitem o reaproveitamento destes espaços, por um lado para atender uma demanda social, oriunda das desigualdades sociais, como a falta de moradia e, por outro, como forma de resgate e construção de uma identidade cultural desta sociedade. Por fim este estudo permite aprofundar o conhecimento da história da cidade através da arquitetura e perceber a importância de sua permanência no contexto urbano atual como possibilidade concreta de qualificação urbana, de resgate da memória das classes menos privilegiadas da sociedade pelotense e de otimização de recursos através da rearquitetura. ABSTRACT This paper aims at evidencing the main findings obtained through a research performed along the Specialization course on Cultural Patrimony, concluded in December/2006. It deals especifically, with the study of popular housing estates produced in Pelotas in the first three decades of the XXth. century, known as “revenue houses”, due to their real estate features, since they are arranged predominantly as constructions in a side by side, “ribbon-like”, typology. Under historical and composite aspects, based on the two fundamental instances established by Brandi (1963, p. 29), for a work of art recognition, the analysis was taken from primary sources by means of 90 projects still remaining in the City Hall of Pelotas, in search of knowledge for the recognition of these constructions as patrimonial elements with architectonic potentials which must be valued and maintained in the present urban context. Historically, these “revenue houses” represented an important architectonic solution for popular housing in the city of Pelotas, towards the end of the XIXth. century, and beginning of the XXth. century. They came as a demand from the socio-economic changes which occurred in the city due to the abolition of slavery, the decline of the jerked meat activity and the beginning of a new economic cycle turned to industrialization, which all in all, provoked a significant urban and population growth. The study of their formal and typological characteristics, identified from those projects, allowed the definition of blueprints and façade categories, showing a diversity both in the functional and formal solutions which establish a sensible basis to settle oncoming directives to qualify these areas. These characteristics reported mainly to the traditional models of eclectic architecture in the Pelotas elite, though on a minor scale. The identification and mapping of 41 out of the 90 housing estates, filed as exemplary remnants in the present urban net, revealed their poor conservation conditions as well as the need to implement public politics for their preservation. The production of knowledge about this kind of architecture recognizes this typology as a witness for an epoch, an important instrument to rescue the social memory and to strengthen the cultural identity of the most popular levels of the Pelotas society, as it allows the inclusion of the “revenue houses” in the Pelotas Urban Patrimony basis, a concept introduced by Gustavo Giovannoni, in his work:” Vecchie cittá ed edilizia nuova.” It also evidences its potential as a source for urban and recycling re-qualification through its reuse as an architectonic element, able to be inserted into the present time. This imposes a new technical attitude related to the architectural practice, and more considerate about the existing resources in the present urban areas, as well as the need to defining intervention directives and the implementation of public politics for their possible reuse. This aspect, on the one hand, comes to answer a social demand which arises from social inequality, as the lack of housing; on the other hand, it comes as a means of rescuing and forming a cultural identity of that society. At last, the present study allows a deep insight into knowing the city history by means of architecture as well as perceiving the importance of its remaining in the present urban context as a real possibility for urban qualification, thus rescuing the memory of less advantageous social classes in Pelotas and optimization of resources through re-architecture.