Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, São José dos Campos: um caso de rearquitetura
View/ Open
Date
2007-10-01Author
Lima, Ana Gabriela
Perrone, Rafael
Florio, Wilson
Metadata
Show full item recordAbstract
RESUMO Este trabalho apresenta alguns dos resultados da pesquisa “Os Croquis e os Processos de Projeto em Arquitetura”, que vem sendo encaminhada pelos autores desde 2005. Consiste na documentação e análise do processo de projeto de reciclagem e requalificação que resultou na Biblioteca Pública Cassiano Ricardo (1995/97) em São José dos Campos SP, de autoria dos arquitetos Guilherme Motta e Antonio Luiz Dias de Andrade. A ênfase da análise recai sobre o estudo dos desenhos produzidos ao longo da concepção arquitetônica, com a finalidade de contribuir na constituição de um corpo teórico que fomente as discussões sobre a prática do ensino/aprendizado de arquitetura. O caso da Biblioteca Cassiano Ricardo configura-se como de especial interesse no contexto das “múltiplas dimensões da reciclagem, requalificação e rearquitetura de obras não modernas”, como colocado na chamada de trabalhos para o III Projetar, uma vez que trata-se de um projeto que não só dota a cidade de São José dos Campos de uma biblioteca e centro cultural, mas também de um espaço urbano requalificado, através de uma praça e novos nexos de circulação de pedestres. Soma-se a isso a expressão didática alcançada na configuração do projeto, em que o novo relaciona-se com o antigo em um rico diálogo de volumes, formas e texturas. O desenvolvimento desses e outros aspectos do projeto foram “rastreados” e estudados por meio dos desenhos que lhes deram origem, bem como do testemunho do arquiteto Guilherme Motta. ABSTRACT Processes in Architecture”, which is being developed by the authors since 2005. The present article consists in the documentation and analysis of the design process of the design process of recycling and requalification that resulted in the Cassiano Ricardo Public Library, in São José dos Campos, São Paulo (1995/1997), by the architects Guilherme Motta and Antonio Luiz Dias de Andrade. Emphasis is given to the analysis of the drawings produced during the architectural conception process, with the aim of contributing in the constitution of a theoretical frame that could emulate the discussions about the architectural teaching/learning practice. The Cassiano Ricardo Public Library case has special interest in the context of the “multiple dimensions of recycling, requalification and rearchitecture of not modern buildings”, as stated in III Projetar call for papers, once it consists in a project that not only gives the city of São José dos Campos a library and cultural centre, but also a requalified urban space, represented by the square and new pedestrian circulation routes. Adding up it is important to mention the didactic expression reached in the project configuration, in which the new relates to the old in a rich dialogue of volumes, forms and textures. The development of these and other aspects of the project were followed and studied through the drawings that originated it, as well as the architect Guilherme Motta´s testimony.