ANÁLISE CRÍTICA DE UMA INTERVENÇÃO: O CASO DO PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DO SOLAR RIACHUELO
Abstract
RESUMO O Projeto Solar Riachuelo consistiu de uma experiência de intervenção arquitetônica, cujo objetivo principal foi o de restaurar e requalificar um casarão datado do início do séc. XX, localizado no Centro Histórico da cidade de Porto Alegre. Esta experiência significou uma oportunidade para exercitar a discussão da inserção da arquitetura contemporânea em centros urbanos, procurando respostas para as relações espaciais entre o antigo e o novo, tirando partido de uma pré-existência, sem apagar um em exaltação ao outro. Procurando acompanhar a tendência de revitalização do bairro, o Projeto Solar Riachuelo previu as atividades empresarial e cultural para a edificação, trazendo benefícios para o imóvel e para o seu entorno. O sobrado foi construído por volta de 1906 para servir de residência ao imigrante português Antônio Francisco Soares, sendo um dos exemplares remanescentes mais antigos localizado em uma das ruas estruturadoras da malha inicial da cidade. Apresenta um esquema de implantação surgido no Brasil na metade do século XIX, com a fachada sobre o alinhamento, com porão alto e recuo lateral onde se encontram o jardim e a entrada. Os elementos de acabamento e decoração da fachada, a simetria, o uso da platibanda para esconder o telhado e demais elementos como compoteiras, vergas retas e balcão em ferro atendem à expressão do movimento conhecido como Ecletismo. Pelas suas características, o sobrado foi tombado pela Secretaria Municipal da Cultura em 2001. Respeitando esta Notificação de Tombamento, o projeto arquitetônico considerou como objetos de preservação a volumetria, fachadas externas e jardim lateral e procurou a compatibilização dos acessos e das circulações do uso original segundo a configuração da planta em “L”. Como intervenções contemporâneas destacam-se a integração dos ambientes através do hall principal e a inserção de um mezanino com estrutura metálica, tirando proveito do pé-direito. O projeto marca a intervenção com uma materialidade contemporânea, utilizando-se aço, vidro e concreto, através de novas formas e da luminosidade trazida para dentro da edificação. A análise crítica desta intervenção pretende discutir os desafios de projeto diante das questões relacionadas à pré-existência, refletir sobre os problemas relacionados aos intervenientes do processo de desenvolvimento de um projeto deste gênero e compreender o papel do arquiteto neste processo. Tais desafios vão além da solução da funcionalidade, que precisa dar um novo uso a uma área com restrições métricas, e da preocupação com composições formais entre o passado e o presente. As questões de acessibilidade, adequação de requisitos de conforto e desempenho, compatibilização estrutural devem também estar presentes desde o lançamento da intervenção. É nesse panorama que o artigo pretende abordar, analisar e discutir, além das questões relacionadas ao projeto, as premissas teóricas e práticas que o arquiteto precisa compreender, desembaraçando todo o rol de procedimentos que são inerentes à condição do objeto tombado, diante de uma legislação que não se encontra adaptada, na prática, a aprovar projetos de arquitetura desta natureza. ABSTRACT The Solar Riachuelo Project consisted of an architectural intervention experience whose main goal was to restore and re-qualify an early XXth century manor located in Porto Alegre City’s Historic Center. This experience was an opportunity to practice the discussion on contemporaneous architecture insertion in urban centers, looking for answers to the spatial relations between old and new, using the advantage of preexistence without diminishing one’s attractives in spite of the other. In order to follow the tendency of restoration ongoing in this particular neighborhood, the Solar Riachuelo Project has taken into account the entrepreneurial and cultural activities to the building, benefiting the estate and its surroundings. The house was built around 1906 to serve as home to the portuguese immigrant Antônio Francisco Soares, being one of the oldest remaining mansions located in one of the city’s early mesh structuring streets. It presents an implantation scheme created on mid XIXth century in Brazil, having the porch over the alignment, with high attic and lateral jib where the garden and the entrance were found. The finishing elements and façade decoration, the symmetry and other elements adhere to the expression of the movement known as Ecleticism. By its characteristics, the manor was declared preservation patrimony by the City Department of Culture in 2001. Respecting this conservation notification, the architectural project considered as preservation objects the external façades and lateral garden and tried to make the accesses and circulation spaces compatible with the original configuration of the plant in “L”. As contemporary interventions there were the environments integration through the main hall and the insertion of a metallic structure mezzanine, taking advantage of the ceiling’s height. The project marks the intervention with a contemporary use of materials such as steel, glass and concrete, through new forms and of the luminosity brought inside of the construction. The critical analysis of this intervention intends to discuss the project challenges in the light of previous existence related questions, to reflect on the problems related to the development process intervening ones in a project of this sort and to understand the part the architect plays in this process. Such challenges go beyond functionality solution, that ought to give a new use to an area with metric restrictions, and of the concern with formal compositions between past and present. The questions of accessibility, adequacy of comfort requirements and performance, structural compatibleness must also be present from the intervention’s launching. It is in this scenario that the article intends to approach, to analyze and to discuss, besides the project related questions, the theoretical and practical premises the architect needs to understand, showing all the procedures that are inherent to the condition of the preserved object, taking into account a legislation that is not practically suited to approve architecture projects of this nature.