dc.description.abstract | Este artigo discute os avanços e os limites da pesquisa científica na área de projeto de arquitetura, aqui considerada como essencial para uma melhor formação e atuação não só de docentes/pesquisadores como também de profissionais que têm como ofício o projetar. A discussão é feita com base na revisão da literatura internacional e nacional que trata do assunto, nos resultados de dois projetos integrados de pesquisa desenvolvidos pelos autores deste texto, bem como em suas experiências de ensino em disciplinas que tratam de metodologia de ensino, pesquisa e avaliação de projetos. A problemática central levanta questões de ordem teórica, metodológica, epistemológica e também sobre práxis existentes. Para exemplificá-la, referimo-nos ao quadro institucional brasileiro, universo de nossa pesquisa, a partir dos dados coletados através da aplicação de formulários eletrônicos a docentes e pesquisadores de escolas de arquitetura no país e da análise de currículos de arquitetos, disponibilizados para consulta pública na plataforma LATTES do CNPq. Apesar da pouca tradição em pesquisa na área, pode-se constatar alguns avanços importantes nos últimos anos, em especial no que concerne à pesquisa sobre precedentes (em geral projetos executados) como instrumento de fundamentação das decisões de projeto, notadamente nos trabalhos acadêmicos de alunos e professores (pesquisa para o projetar). No entanto, ainda é incipiente a constituição de um campo de pesquisa científica sobre o projetar, ou seja, sobre o projeto como objeto de um conhecimento complexo, mas passível de (re)produção/apreensão por meio do ensino e/ou do aprendizado estruturados. | pt_BR |