Show simple item record

dc.contributor.authorElali, Gleice Azambuja
dc.date.accessioned2021-08-01T23:03:33Z
dc.date.available2021-08-01T23:03:33Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/311
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractAo aprendizado de uma profissão corresponde, entre outros aspectos, a incorporação de conhecimentos e habilidades relacionadas às atividades a serem dominadas pelo futuro profissional. Na área de projeto arquitetônico, esse “aprender” envolve a consolidação de um acervo de conhecimentos/interesses (que o projetista utilizará em suas propostas em função da maior ou menor identificação individual com os mesmos), também conhecido como seu repertório projetual. Para trabalhar esse tema, o texto parte de considerações sobre desenvolvimento e aprendizado humanos, relacionando-os à formação do futuro arquiteto-urbanista. Nesse sentido, ressalta-se a necessidade de analisar: aquisição de linguagem gráfica apropriada, estudo de precedentes (tipologia de projetos, propostas construtivas consagradas, condicionantes projetuais e adequação das soluções existentes) e participação em disciplinas curriculares específicas, vivência pessoal e cultivo de postura crítica. Ao final são ressaltados alguns pontos emergentes na discussão dessa temática com estudantes de graduação do CAU-UFRN.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.subjectProjeto de Arquiteturapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectRepertóriopt_BR
dc.titlePara Projetar (nossos) Elefantes: Considerações sobre a Conquista de Autonomia Projetual pelo Estudante de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record