dc.contributor.author | Lassance, Guilherme | |
dc.date.accessioned | 2021-08-01T23:02:26Z | |
dc.date.available | 2021-08-01T23:02:26Z | |
dc.date.issued | 2005-11-01 | |
dc.identifier.isbn | 858802503-5 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/309 | |
dc.description | Artigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo sugere que a assimilação do processo de concepção ao processo de argumentação permitiria considerar o projeto como argumento na defesa das especificidades tanto da pesquisa quanto da disciplina arquitetura. Para a compreensão dessa discussão, propõe-se primeiramente esclarecer o que o termo “argumento” recobre dentro de seu domínio de orígem que é a teoria do discurso e os vínculos que a argumentação mantém hoje com o pensamento epistemológico contemporâneo. Isso permite reafirmar o papel da discussão como meio de projetação ao mesmo tempo em que fornece um elo com a definição do processo de concepção enquanto atividade de estruturação de problemas. Reivindica-se assim a representação em formas espaciais, característica da atividade projetual, tanto como condição para o reconhecimento das questões propriamente arquitetônicas quanto como meio de conhecimento dos diversos campos disciplinares com os quais lida a pesquisa em arquitetura. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PROARQ/FAU-UFRJ | pt_BR |
dc.subject | Projeto | pt_BR |
dc.title | O Projeto como Argumento: Consequências para o Ensino e para a Pesquisa em Arquitetura | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |