Show simple item record

dc.contributor.authorLassance, Guilherme
dc.date.accessioned2021-08-01T23:02:26Z
dc.date.available2021-08-01T23:02:26Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/309
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo sugere que a assimilação do processo de concepção ao processo de argumentação permitiria considerar o projeto como argumento na defesa das especificidades tanto da pesquisa quanto da disciplina arquitetura. Para a compreensão dessa discussão, propõe-se primeiramente esclarecer o que o termo “argumento” recobre dentro de seu domínio de orígem que é a teoria do discurso e os vínculos que a argumentação mantém hoje com o pensamento epistemológico contemporâneo. Isso permite reafirmar o papel da discussão como meio de projetação ao mesmo tempo em que fornece um elo com a definição do processo de concepção enquanto atividade de estruturação de problemas. Reivindica-se assim a representação em formas espaciais, característica da atividade projetual, tanto como condição para o reconhecimento das questões propriamente arquitetônicas quanto como meio de conhecimento dos diversos campos disciplinares com os quais lida a pesquisa em arquitetura.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.titleO Projeto como Argumento: Consequências para o Ensino e para a Pesquisa em Arquiteturapt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record