Show simple item record

dc.contributor.authorMoreira, Fernando
dc.date.accessioned2021-08-01T20:58:06Z
dc.date.available2021-08-01T20:58:06Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/287
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractEsse texto reúne algumas reflexões sobre o ensino de história da arquitetura e suas possíveis interfaces com o ensino de projeto. Acreditamos que devemos olhar o passado como uma fonte inesgotável de experiências e soluções (e não de tipos ou formas), que nos ajudem a refletir sobre os nossos problemas atuais. Devemos olhar a história com o olhar do arquiteto, privilegiando temas imanentes que continuam a desafiar arquitetos ainda hoje. Entre esses temas, podemos citar a relação com os diversos contextos (contexto físico imediato, profissional, cultural), o uso dos materiais, a comunicação com o usuário e a relação com a tecnologia e a história. Na nossa atividade de ensino, procuramos encontrar algumas questões fundamentais e torná-las o eixo de análise das diferentes obras e escritos abordados em sala de aula. A título de exemplo,é feita uma reflexão sobre a definição, ornamentação e representação da fachada no século XX por meio de três edifícios: o Parque Guinle de Lucio Costa, o Institute for Scientific Information (ISI) de Venturi _ Scott Brown e a Biblioteca de Eberswalde de Herzog _ De Meuron, edifícios que se tornaram significativos sobretudo por suas fachadas. Embora produzidos em contextos completamente diferentes e separados por décadas, uma comparação entre seus resultados pode trazer importantes reflexões não apenas para o ensino de teoria e história,e as formas de torná-lo um participante mais ativo no ateliê de projeto, mas sobretudo para questões mais amplas como o próprio papel da teoria e da história na educação do arquiteto.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleA Fachada Moderna: Reflexões Sobre as Interfaces Entre o Ensino de História da Arquitetura e de Projetopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record