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dc.contributor.authorCabral, Cláudia
dc.date.accessioned2021-08-01T20:08:05Z
dc.date.available2021-08-01T20:08:05Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/283
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractOs tempos modernos colocam, para artistas e arquitetos, a questão da escala como um problema de composição e projeto para o qual não há sistemas prévios de respostas. Pelo menos desde Le Corbusier e seu interesse pelas proporções dinâmicas, sabemos que a escala não pode ser entendida como expressão de um sistema absoluto de administração do visível. Mais ainda, que durante o lento processo de relativização e desmonte da tradição clássica, mediante o qual a teoria das proporções vai perdendo o poder para constituir a relação direta entre técnica e natureza, entre homem (microcosmos) e universo (macrocosmos), reconfigura-se a noção de escala como conceito que já não pode ser reduzido ao de proporção. Neste texto, procura-se compreender a escala como questão atual, e perguntar sobre as transformações desse conceito desde a perspectiva funcionalista a uma prática arquitetônica contemporânea.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.subjectEscalapt_BR
dc.titleQuestões de Escalapt_BR
dc.typeArticlept_BR


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