dc.description.abstract | Este artigo apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa que busca estratégias de inserção de Pessoas com Deficiência (PCD): pessoas em cadeira de rodas, idosos, deficientes visuais e auditivos etc) nos espaços e edifícios públicos. Sustenta que as diferenças entre as pessoas podem não estar na deficiência de algumas delas, mas na falta de capacidade dos espaços urbanos em acolher seus usuários de forma igualitária. Foram pesquisados parâmetros que visam a concepção de espaços inclusivos que tenham a capacidade de permitir trocas, estimular o estabelecimento de relações sociais e atenuar as diferenças. Para a pesquisa de campo, foram selecionados edifícios públicos de valor simbólico e institucional e seus respectivos entornos urbanos. As análises apresentadas são focadas nos conceitos de "Acessibilidade", "Desenho Universal" e "Rota Acessível'. O artigo sustenta a necessidade da geração de estratégias para o planejamento de um espaço construído plenamente acessível; da criação de mecanismos com potencialidade de transformações atitudinais junto à sociedade e de ferramentas para o ensino de arquitetura e urbanismo, gerando mecanismos didáticos a serem implantados tanto em cursos de graduação e de pós-graduação quanto em cursos técnicos. | pt_BR |