dc.contributor.author | Sordi, Maria | |
dc.contributor.author | Merlin, José | |
dc.date.accessioned | 2021-08-01T20:04:41Z | |
dc.date.available | 2021-08-01T20:04:41Z | |
dc.date.issued | 2005-11-01 | |
dc.identifier.isbn | 858802503-5 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/277 | |
dc.description | Artigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ. | pt_BR |
dc.description.abstract | Examina-se a questão do planejamento dos espaços educativos universitários refletindo sobre a pouca importância atribuída aos seus efeitos no campo curricular. Concepções de educação condizentes com um projeto pedagógico emancipatório exigem espaços educativos que ultrapassem a sala de aula convencional e recuperem as relações da universidade com o entorno social. Recomenda-se que o exercício de planejamento dos espaços seja interdisciplinar podendo o arquiteto assumir seu papel de educador ativo junto aos demais profissionais ajudando a projetar uma imagem de futuro em que os espaços educativos possibilitem aprendizagens cooperativas comprometidas com a formação cidadã. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PROARQ/FAU-UFRJ | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Projeto Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Espaço | pt_BR |
dc.title | Os Espaços como Categoria de Análise dos Projetos Pedagógicos: Qualificando os Metros Quadrados Das Instituições de Ensino Superior | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |