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dc.contributor.authorSouza, Fabiana
dc.contributor.authorRheingantz, Paulo Afonso
dc.contributor.authorSodré, Liana
dc.contributor.authorVasconcellos, Vera
dc.date.accessioned2021-08-01T19:58:45Z
dc.date.available2021-08-01T19:58:45Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/267
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractVerificamos um número crescente de ambientes destinados à Educação Infantil. Todavia grande parte destes estabelecimentos são adaptados ou instalados em edificações já existentes. Visando contribuir para projetos de avaliação destes espaços, ou mesmo de construções, reformas e adaptações, procuramos desenvolver um instrumento que pudesse facilitar a interlocução do projetista com o usuário criança. Acreditamos que um bom projeto só pode ser alcançado por meio da participação de todos aqueles que ocuparão as edificações. Nesse sentido, o artigo reúne as experiências compartilhadas por pesquisadores de Arquitetura e de Psicologia, relacionadas com a atividade do desenho como instrumento para a interlocução com menores de 6 anos em trabalhos de avaliação pós-ocupação, de programação arquitetônica e de projeto de creches. Apresentamos a experiência de um estudo-piloto desenvolvido com crianças entre 4 e 5 anos na Creche Berta Lutz (RJ) quando verificamos a aplicabilidade dos métodos utilizados na atividade de desenho com as crianças, eventuais dificuldades e resultados encontrados. Como procedimento, solicitamos às crianças que fizessem dois desenhos: um sobre a creche – para reconhecer a visão que estes tinham da creche – e o segundo, sobre aquilo que mais gostavam na creche – para identificar suas necessidades e expectativas com relação ao espaço da creche, por meio dos pontos mais valorizados por eles. Os resultados foram categorizados e confrontados com outras pesquisas dos autores permitindo-nos concluir que trata-se de um método valido uma vez que os resultados seguiam uma linearidade mostrando como essa faixa etária tem necessidade do convívio em áreas externas e com a natureza.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.titleContribuições para o Projeto de Ambientes Destinados para a Educação Infantilpt_BR
dc.typeArticlept_BR


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