dc.description.abstract | Verificamos um número crescente de ambientes destinados à Educação Infantil. Todavia grande parte destes estabelecimentos são adaptados ou instalados em edificações já existentes. Visando contribuir para projetos de avaliação destes espaços, ou mesmo de construções, reformas e adaptações, procuramos desenvolver um instrumento que pudesse facilitar a interlocução do projetista com o usuário criança. Acreditamos que um bom projeto só pode ser alcançado por meio da participação de todos aqueles que ocuparão as edificações. Nesse sentido, o artigo reúne as experiências compartilhadas por pesquisadores de Arquitetura e de Psicologia, relacionadas com a atividade do desenho como instrumento para a interlocução com menores de 6 anos em trabalhos de avaliação pós-ocupação, de programação arquitetônica e de projeto de creches. Apresentamos a experiência de um estudo-piloto desenvolvido com crianças entre 4 e 5 anos na Creche Berta Lutz (RJ) quando verificamos a aplicabilidade dos métodos utilizados na atividade de desenho com as crianças, eventuais dificuldades e resultados encontrados. Como procedimento, solicitamos às crianças que fizessem dois desenhos: um sobre a creche – para reconhecer a visão que estes tinham da creche – e o segundo, sobre aquilo que mais gostavam na creche – para identificar suas necessidades e expectativas com relação ao espaço da creche, por meio dos pontos mais valorizados por eles. Os resultados foram categorizados e confrontados com outras pesquisas dos autores permitindo-nos concluir que trata-se de um método valido uma vez que os resultados seguiam uma linearidade mostrando como essa faixa etária tem necessidade do convívio em áreas externas e com a natureza. | pt_BR |