Show simple item record

dc.contributor.authorCarvalho, Gisele
dc.contributor.authorDantas, Ney
dc.contributor.authorMedeiros, Cleide
dc.date.accessioned2021-08-01T19:29:52Z
dc.date.available2021-08-01T19:29:52Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/250
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractOs arquitetos dependem de representações para externalizar seus pensamentos projetuais. Tradicionalmente, eles têm usado esboços a lápis (mídia tradicional) na concepção de projetos arquitetônicos. Recentemente, alguns arquitetos, introduziram a mídia digital nesta fase. O principal objetivo desta pesquisa é o de investigar os processos cognitivos dos arquitetos durante a concepção do objeto arquitetônico usando ambas as mídias (tradicional X digital). Dados empíricos foram coletados a partir da: (1) filmagem de dois grupos de sujeitos, usando ambas as mídias, executando duas tarefas isomórficas (projetos); (2) representação gráfica dos modelos mentais destas tarefas; (3) aplicação de questionários e (4) análise dos protocolos verbais retrospectivos das tarefas. Esses grupos foram observados na UFPE (Brasil) e na Universidade de Sheffield (Inglaterra). O desenvolvimento e a análise de um esquema de códigos do comportamento projetual dos sujeitos (segmentações e categorias de ações cognitivas) possibilitou um estudo relacional da atividade projetual em termos das ações cognitivas primitivas adotadas pelos sujeitos nas duas mídias. Os resultados indicaram que a mídia tradicional ainda apresenta vantagens sobre a mídia digital devido tanto às limitações do estado da arte de hardware e software quanto à falta de compreensão e domínio da ferramenta computacional por parte do usuário. Algumas das vantagens relacionadas à mídia tradicional apontadas foram: (1) fornecimento ao arquiteto de um melhor suporte à percepção dos aspectos visuais e espaciais e das relações organizacionais do projeto; (2) produção de mais soluções alternativas (transformações laterais) evitando cristalizações prematuras de soluções projetuais e (3) uma melhor compreensão do problema projetual.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.subjectProjeto Arquitetônicopt_BR
dc.subjectExperimentopt_BR
dc.subjectConcepção Arquitetônicapt_BR
dc.titleUm Experimento Cognitivo: Mídia Tradicional X Mídia Digital na Fase de Concepção do Projeto Arquitetônicopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record