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dc.contributor.authorPina, Silvia
dc.contributor.authorMonteiro, Ana Maria
dc.contributor.authorDezan, Waldir
dc.contributor.authorDonadon, Edilene
dc.contributor.authorScarazzato, Paulo
dc.date.accessioned2021-08-01T19:29:13Z
dc.date.available2021-08-01T19:29:13Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/249
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho partiu da concepção que associa projeto de arquitetura a um fazer imbuído de questões teóricas, associando o fazer arquitetônico à atividade científica, além de uma atividade prática com profundas implicações sociais. Relata-se o contexto e os resultados de experiência realizada em disciplinas de projeto cujo objetivo era, dentre outras posturas teóricas, a interferência da compreensão e conscientização do processo de projeto pelos alunos, por meio do registro sistematizado no caderno de anotações e o uso da maquete física para estudo. A hipótese presumia que o registro sistemático e minucioso poderia contribuir na conscientização do processo de projeto enquanto trajetória de pesquisa e de tomada de decisões, num processo de autocrítica e de incorporação consciente, resultando no real avanço de qualidade da proposta arquitetônica. A experiência ocorreu com alunos de dois estágios do curso, em disciplinas da seqüência de Teoria e Projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, onde os alunos foram estimulados pelos professores à investigação, à experimentação e ao aprendizado do desenvolvimento de uma sistemática de pesquisa. Aos professores coube o papel de mediador no processo cognitivo dos alunos, estimulando a realização de reflexões e estabelecimento de novas conexões a partir das suas características pessoais. Como resultado, espera-se que a continuidade e aprimoramento dessa iniciativa conduza a uma melhor compreensão do processo de projeto em arquitetura, auxiliando o aluno na elaboração das propostas projetuais. Espera-se incentivar as discussões sobre processo de projeto, método científico e tecnologia na formação do arquiteto e na prática do projeto.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectProjeto de Arquiteturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleUma Proposta para a Sistematização do Processo de Ensino de Projeto de Arquiteturapt_BR
dc.typeArticlept_BR


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