Show simple item record

dc.contributor.authorAlves, Manoel
dc.contributor.authorBuzzar, Miguel
dc.contributor.authorFabrício, Márcio
dc.contributor.authorTramontano, Marcelo
dc.date.accessioned2021-08-01T19:28:30Z
dc.date.available2021-08-01T19:28:30Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/248
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda a aplicação de procedimentos e metodologias didático-pedagógicas no desenvolvimento dos Trabalhos de Graduação Integrado (TGIs) no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (CAU-EESC) da Universidade de São Paulo. Após breve descrição da abordagem do CAU-EESC para o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão do Curso, relatam-se procedimentos implementados a partir de 2001 que, objetivando melhor instrumentar e capacitar os alunos, incorporam distintas metodologias e ferramentas de ensino potencializando o desenvolvimento dos TGIs. Um exemplo é a utilização das chamadas novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) enquanto meios (e não fim), nos processos de ensino e aprendizado, possibilitando a implementação de um maior acesso a conteúdos didáticos específicos, a agilização da comunicação professor-aluno e um maior intercâmbio com outras escolas de Arquitetura e Urbanismo. Ao final, apresentam-se considerações sobre aspectos da implementação desse modelo, bem como uma breve prospecção das potencialidades e de seus benefícios didático-pedagógicos.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTgipt_BR
dc.subjectMetodologia de Ensinopt_BR
dc.titleTrabalho de Graduação Integrad (tgi): Uma Abordagempt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record