dc.description.abstract | Este trabalho aborda a aplicação de procedimentos e metodologias didático-pedagógicas no desenvolvimento dos Trabalhos de Graduação Integrado (TGIs) no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (CAU-EESC) da Universidade de São Paulo. Após breve descrição da abordagem do CAU-EESC para o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão do Curso, relatam-se procedimentos implementados a partir de 2001 que, objetivando melhor instrumentar e capacitar os alunos, incorporam distintas metodologias e ferramentas de ensino potencializando o desenvolvimento dos TGIs. Um exemplo é a utilização das chamadas novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) enquanto meios (e não fim), nos processos de ensino e aprendizado, possibilitando a implementação de um maior acesso a conteúdos didáticos específicos, a agilização da comunicação professor-aluno e um maior intercâmbio com outras escolas de Arquitetura e Urbanismo. Ao final, apresentam-se considerações sobre aspectos da implementação desse modelo, bem como uma breve prospecção das potencialidades e de seus benefícios didático-pedagógicos. | pt_BR |