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dc.contributor.authorDuro, Fernando
dc.contributor.authorScaletsky, Celso
dc.contributor.authorMartau, Betina
dc.date.accessioned2021-08-01T19:25:00Z
dc.date.available2021-08-01T19:25:00Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/242
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractAs simulações podem ser vistas como uma formalização de modelos em que o arquiteto ou o estudante de arquitetura exercita uma série de procedimentos que visam traduzir ou representar suas idéias e intenções projetuais. No entanto, essas representações não são do mesmo tipo e diferem de acordo com a intenção e o momento. O foco deste artigo está em determinados modelos que visam simular hipóteses e, assim, permitir ao projetista construir o seu futuro projeto. Este artigo apresenta duas experiências de ateliê em que a questão da simulação para a concepção, desenvolvimento e comunicação do projeto de arquitetura é o foco principal. A primeira trata de aspectos da concepção (referências, conceitos e croquis), relacionando procedimentos tradicionais com a computação. A segunda é voltada para uma situação mais próxima da realidade profissional, empregando tanto simulações computacionais como em situações de dramatização. Nos dois casos, as simulações estão inseridas no interior do processo criativo como um instrumento cognitivo de exploração de possibilidades de projeto.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.subjectConcepção Projetualpt_BR
dc.subjectAteliêpt_BR
dc.titleSimulações no Processo de Concepção e Desenvolvimento Projetualpt_BR
dc.typeArticlept_BR


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